sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Não há sentenças que Deus não possa mudar

Talvez você já tenha ouvido muitas sentenças de derrota na sua vida


Você já percebeu quantas sentenças precipitadas ouvimos de todos os lados quando estamos num momento de combate pelas bênções de Deus em nossa vida? É fácil ao homem incrédulo decretar palavras definitivas sobre situações que ainda podem ser mudadas pelo poder de Deus. Palavras como “Não tem mais jeito!”, “Desista, porque isso não vai mudar nunca”; “É uma ilusão continuar acreditando”... são correntes malditas capazes de aprisionar um coração disposto a lutar. Se é verdade que o homem fica preso às palavras de seus lábios (cf. Pv 6,2), então, devemos fazer das palavras que dizemos, ouvimos, guardamos e repetimos um elo que nos liga ao poder do Senhor e às coisas do alto que estão preparadas para nós, e não cadeias que nos ferem e cansam no combate.


Talvez você já tenha ouvido muitas sentenças pronunciadas sobre sua vida. Sentenças de derrota, de prejuízo e até de morte. Mas a única sentença que vale nos céus e sobre a terra, aquela que prevalece sobre todas as outras, é a pronunciada pelo Senhor. Hoje Ele revoga as sentenças pronunciadas contra sua vida e seu futuro e decreta a nova sentença de vitória que regerá seus rumos, para que você volte a lutar.


Nosso Deus é “especialista” em quebrar sentenças feitas por boca de homens; Ele é capaz de mudar decretos e transformar pessoas fadadas à derrota em abençoadas e abençoadoras. Ao falar de Abraão, a Bíblia diz que desse homem “marcado para a morte, Deus fez nascer uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu” (cf. Hb 11,12). Quando Deus deseja abençoar alguém, quando deseja usar um homem ou uma mulher para realizar seus planos de amor, sua mão poderosa concede a seu servo ir além das expectativas humanas, de seus limites e de suas próprias forças. De fato, o Senhor transformou o velho Abraão, que já estava se preparando para o descanso eterno, em um valoroso homem de fé, intrépido em seu caminhar.


Quando um homem é marcado por Deus para a vitória, mesmo que já tenha sido marcado para a morte, é igualmente fortalecido na fé, para dar glória a Deus diante de todos os desafios. Certas palavras são sementes de destruição! Mesmo pessoas queridas e amigas, se não estão sendo conduzidas pela sabedoria de Deus, podem nos dizer palavras que parecem de solidariedade, mas que são sentenças que minam nossa confiança no Senhor. Quem nunca ouviu um amigo dizer para o nosso consolo: “Coitadinho!” ou “Como puderam fazer isso com você?”... Palavras assim nos impedem de assumir a postura que Deus deseja de nós diante dos problemas, que é uma postura de fé, confiança e perdão. Se permitimos que tais palavras sejam plantadas em nossa alma e frutifiquem em maus pensamentos, estaremos trilhando o caminho de derrota, aberto pelo abatimento.


Os planos de Deus continuam valendo mesmo nos dias de tribulação. Suas sentenças de bênção e vitória nos acompanham também nos momentos difíceis. Nessas horas, podemos nos agarrar às promessas do Senhor e acreditar que elas prevalecerão sobre todo o resto.
Em nome de Jesus, vamos quebrar sentenças e proclamar decretos de vitória!


Artigo extraido do livro: "Fiel e poderoso, assim é o nosso Deus" - Comunidade Bom Pastor - Pe. Antonio José


quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Nós fazemos as escolhas e as escolhas nos fazem


Não podemos nos anular entregando a outros tal realidade


Diante de tudo o que a vida apresenta sempre nos são confiadas escolhas e opções. Diante dos dissabores que vivenciamos são diversas as possibilidades que temos para reagir: Ou crescemos com as dores – extraindo delas o devido conhecimento, ou estacionamos nelas e acabamos nos tornando pessoas amargas.

A vida é tecida por opções, por escolhas que fazemos e que acabam delimitando o sentido e as cores de nossa história.

A maneira como agimos e reagimos diante de nossas próprias fraquezas também se constitui como realidade que porta em si o poder de determinar o curso de nossa maturidade. Muitas vezes, concluímos que não somos nem temos o que gostaríamos, e isso nos causa dor. Porém, diante de tal insatisfação – tão humana e natural – temos duas opções: Ou passamos a vida inteira nos lamentando por não sermos nem termos o que idealizamos, ou nos assumimos no que somos e fazemos a vida ser feliz a partir do que temos e somos, ou seja, a partir de nosso real.


A feliz decepção de nos descobrirmos frágeis e imperfeitos pode ser motivo de estéril desgosto ou um significativo impulso para nossa maturidade.
Depende da opção que fazemos e da forma como reagimos.


A felicidade é uma possibilidade que reside no real, em nossa verdade. Nunca é tarde para ser feliz e para se decidir por isso. Cada segundo que vivemos se constitui como uma possibilidade concreta para começar a construir, com nossas escolhas, nossa felicidade.


A felicidade não acontece de uma hora para outra; ela é fruto de uma construção, de pequenas e grandes escolhas que precisam ser feitas, as quais, aos poucos, edificam na vida a devida maturidade que sabe extrair sabor de tudo, dando sentido ao que se faz e ao que se vive.


Sempre encontraremos situações diante das quais precisaremos nos posicionar. Ninguém pode construir um “futuro” e uma vida feliz se diz “sim” a tudo o que lhe é oferecido.


Não podemos nos permitir ser “levados pela vida”, tampouco podemos viver sem rumo, sem saber o que queremos, porque – querendo ou não – sempre estamos indo para alguma direção. Ou fazemos escolhas conscientes sobre o que queremos ser, ou seremos “construídos” por modismos e idealizações de outros, tornando-nos assim fantoches nas mãos de uma sociedade que não respeita o que essencialmente somos.


A vida foi confiada a nossa responsabilidade. Nem tudo o que vem a nós é bom, e quem precisa decidir diante de cada situação somos nós. Não podemos nos anular entregando a outros tal realidade, a qual somente a nós compete. Não existe vida autêntica sem responsabilidade, sem assumirmos as rédeas de nossa história e sem decidirmos, de maneira coerente, por aquilo que nos tornará mais gente e, conseqüentemente, mais de Deus.
Nós fazemos as escolhas e as escolhas nos fazem... Por isso, para se construir um futuro é preciso escolher, e escolher bem.


Confiemos a Deus o rumo de nossa história, e busquemos n’Ele a força para melhor decidir, e para escolhermos aquilo que nos fará verdadeiramente felizes.


Deus o abençoe!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O Espírito Santo quer nos conduzir

A grande proposta do Senhor neste dia de hoje, para nós, é que confiemos no Espírito Santo.


Com certeza, ao longo do dia, vamos precisar de graças extraordinárias para enfrentar determinadas situações. Nós precisamos do Divino Amigo com os carismas próprios para a missão que necessitamos realizar hoje. Somente assim poderemos enfrentar os sofrimentos e dificuldades como fizeram os grandes homens da Bíblia, como Abraão, Moisés, Paulo, Pedro, Estêvão, Tiago e cada um dos primeiros cristãos.


O Espírito Santo quer nos conduzir para que vivamos segundo o coração de Deus. O Senhor quer nos dar o seu Espírito Santo; a nossa parte é apenas nos abrir para recebê-Lo.


''Então, eu me lembrei do que o Senhor havia dito: João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo'' (Atos 11,16).


Peçamos ao Senhor a graça de sermos cheios do Espírito Santo: 'Derrama sobre mim, Senhor, o Espírito Santo sem medida, justamente por causa das tarefas que precisam ser realizadas hoje'.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Você é sensível ao seu próximo?

Precisamos ser sensíveis ao nosso próximo mais próximo. Às vezes, as pessoas com as quais convivemos estão sofrendo, estão tristes e desanimadas e não somos capazes de perceber, porque só pensamos em nós mesmos, em nossos problemas.

Sempre que olharmos para uma pessoa, olhemos pensando que ela precisa ser amada, que ela pode estar sofrendo muito e estar precisando de ajuda. Isso vai nos ajudar a sair de nós mesmos – assemelhando-nos a Jesus, que veio para servir e nos convida a fazer o mesmo.

Ninguém aparece na nossa vida à toa. Deus sempre tem um propósito quando põe alguém ao nosso lado.

Peçamos ao Senhor a graça de sermos sensíveis às pessoas que Ele vai colocar hoje em nossa vida.

Grande abraço!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O céu é um orar contínuo

O céu é um contínuo orar: louvores e adoração, proclamando o Senhor; e os anjos desejam que na terra aconteça aquilo que é próprio do céu. Quando existe alguém rezando na terra, eles vêm em revoada para orar e cantar junto conosco e elevar nossa oração. Oramos em nossa fragilidade, mas, por estarmos orando, os anjos completam o que nos falta ligando-nos ao céu. Por isso, nunca rezamos sozinhos! Principalmente quando o fazemos em comunidade, agrupados, eles [anjos] vêm em grande quantidade para rezar conosco. Em nossa limitação, nem sempre sabemos como, por quem ou por qual situação devemos orar, pois nos falta visão. Porque eles enxergam além do que é humano, os anjos são capacitados para acrescentar o que falta às nossas preces. Portanto, quando nossa comunidade se reúne em oração – são o céu e a terra que se unem diante de Deus.

C.n.

domingo, 25 de novembro de 2007

Liturgia 25/11/2007

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Rei do Universo
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi!


A Palavra de Deus, neste último domingo do ano litúrgico, convida-nos a tomar consciência da realeza de Jesus. Deixa claro, no entanto, que essa realeza não pode ser entendida à maneira dos reis deste mundo: é uma realeza que se exerce no amor, no serviço, no perdão, no dom da vida.

A primeira leitura apresenta-nos o momento em que David se tornou rei de todo o Israel. Com ele, iniciou-se um tempo de felicidade, de abundância, de paz, que ficou na memória de todo o Povo de Deus. Nos séculos seguintes, o Povo sonhava com o regresso a essa era de felicidade e com a restauração do reino de David; e os profetas prometeram a chegada de um descendente de David que iria realizar esse sonho.


O Evangelho apresenta-nos a realização dessa promessa: Jesus é o Messias/Rei enviado por Deus, que veio tornar realidade o velho sonho do Povo de Deus e apresentar aos homens o “Reino”; no entanto, o “Reino” que Jesus propôs não é um Reino construído sobre a força, a violência, a imposição, mas sobre o amor, o perdão, o dom da vida.

A segunda leitura apresenta um hino que celebra a realeza e a soberania de Cristo sobre toda a criação; além disso, põe em relevo o seu papel fundamental como fonte de vida para o homem.

sábado, 24 de novembro de 2007

O Ateu

Conta-se que um farmacêutico se dizia ateu e vangloriava-se de seu ateísmo. Deus, com certeza, deveria ser uma quimera, uma dessas fantasias para enganar a pessoas incautas e menos letradas. Talvez alguns mais desesperados que necessitassem de consolo e esperança.

Um dia, no quase crepúsculo, uma garotinha adentrou sua farmácia. Era loira, de tranças e trazia um semblante preocupado. Estendeu uma receita médica e pediu que a preparasse.
O farmacêutico, embora ateu, era homem sensível e emocionou-se ao verificar o sofrimento daquela pequena, que, enquanto ele se dispunha a preparar a fórmula, assim se expressava: Prepare logo, moço, o médico disse que minha mãe precisa com urgência dessa medicação.
Com habilidade, pois era muito bom em seu ofício, o farmacêutico preparou a fórmula, recebeu o pagamento e entregou o embrulho para a menina, que saiu apressada, quase a correr.

Retornou o profissional para as suas prateleiras e preparou-se para recolocar nos seus lugares os vidros dos quais retirara os ingredientes para aviar a receita.
É quando se dá conta, estarrecido, que cometera um terrível engano. Em vez de usar uma certa substância medicamentosa, usara a dosagem de um violento veneno, capaz de causar a morte a qualquer pessoa.

As pernas bambearam. O coração bateu descompassado. Foi até a rua e olhou. Nem sinal da pequena. Onde procurá-la? O que fazer? De repente, como se fosse tomado de uma força misteriosa, o farmacêutico se indaga: E se Deus existir...?
Coloca a mão na fronte e em desespero clama: - Deus, se existes, me perdoa. Faze com que aconteça alguma coisa, qualquer coisa para que ninguém beba daquela droga que preparei. Salva-me, Deus, de cometer um assassinato involuntário.

Ainda se encontrava em oração, quando alguém aciona a campainha do balcão. Pálido, preocupado, ele vai atender. Era a menina das tranças douradas, com os olhos cheios de lágrimas e uns cacos de vidro na mão.
- Moço, pode preparar de novo, por favor? Tropecei, cai e derrubei o vidro. Perdi todo o remédio. Pode fazer de novo, pode?

O farmacêutico se reanima. Prepara novamente a fórmula, com todo cuidado e a entrega, dizendo que não custa nada. Ainda formula votos de saúde para a mãe da garota.
Desse dia em diante, o farmacêutico reformulou suas idéias. Decidiu ler e estudar a respeito do que dizia não crer e brincava. Porque embora a sua descrença, Deus que é Pai , atendeu a sua oração e lhe estendeu a Sua misericórdia.
***
No desdobramento de nossas experiências acabamos todos reconhecendo a presença divina. É algo muito forte em nós. Mesmo entre pessoas consideradas de má vida, e criminosos, encontraremos vigente o conceito.

" Cremos em Deus nos dá segurança , mas, caminhar-mos com Ele , para Ele e ter-mos a certeza de que somos filhos D'Ele é algo que somente aqueles que o são podem saber a Grande Diferença que nos faz ".

É muito bom saber que, desde sempre, antes mesmo que o conhecêssemos, Deus já cuidava de nós e sempre quis nos mostrar que para obter-mos esta filiação e a Vida Eterna , seria somente através de JESUS CRISTO , Seu Filho , O Messias , que morreu por nós e venceu a tudo e a todos para que por amor a todos nós fossemos perdoados de nossos pecados e salvos , para estarmos com Ele na Eternidade .
Lembre-se disto sempre que : Deus Pai , Deus Filho , Deus Espírito Santo estão próximos para ouvir a sua voz , mas se voce for filho , Eles estarão sempre ao seu lado.
C.N.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Refletindo o seu Comprometimento e Envolvimento em sua vida...

O Porco e a Galinha...

Podemos dizer que, o conceito de Comprometimento, esta ligado ao envolvimento em determinada atividade, porém, estar envolvido não é estar comprometido.
Observando um prato com Ovos e Bacon, você conseguirá entender melhor. Preste bastante atenção, os ovos estão ligado a qual animal? A Galinha, certo? E o bacon? Ao porco, não é? Então, qual destes animais estaria envolvido e comprometido naquele prato?

Pensou bastante?
Então, você chegou à conclusão que a Galinha está apenas envolvida com o prato, pois ela apenas colocou os ovos e foi embora. Ela poderá ate se envolver novamente, porém, não terá o compromisso de estar pondo sempre aqueles ovos ali, ela apenas fez seu trabalho e foi embora.
E o porco? Ele sim está comprometido, pois ele teve a coragem de se doar, de sofrer e até morrer para que você não passe fome, foi ele quem deu a sua carne por você, para que você possa aproveitar, dele, toda a substância que você precisa para viver bem. Sem esperar nada em troca!

Assim foi com Jesus, ele não apenas se envolveu com tudo aquilo que passou, como ele trabalhou, deu o seu suor, levou a Palavra de Deus aos povos, Ele morreu e sofreu por você, foi corajoso e se comprometeu a ponto de dar seu corpo e sangue para que você pudesse ter uma vida melhor, fora do pecado.
Seu comprometimento é tanto, que ele consegue estar envolvido com você, mesmo quando você não o da a mínima. Ele sabe que é nele que você encontrará a solução e o refúgio de todos os seus problemas. Ele te ama e faz de tudo para que sua vida seja bela, te dá o direito de escolhas para que você possa ter a opção de decidir sua própria vida, mesmo sabendo que, no final, será somente ele quem poderá te estender as mãos no momentos de decepção. Ele não mente, Ele está sempre atento aos nossos passos, Ele nos ouve. E mesmo num dia chuvoso, com trovoadas, ele se compromete em trazer o sol cheio de luz para que você tenha uma dia de muita alegria.

Mas e você? Onde você acha que se inclui? Você apenas se envolve ou também se compromete com as atividades do seu dia-a-dia, com seu namorado, trabalho, família, religião, e o mais importante, com Deus? Quem você acha que você é, o Porco ou a Galinha?
Faça essa reflexão na sua vida e perceba que nada acontece por acaso e nem cai do céu como sempre sonhamos. Tudo tem seu tempo certo de acontecer, mas para que aconteça, precisamos nos comprometer com o que fazemos, não temos que dar um pouco da gente e sim o muito da gente para que tudo saia conforme esperamos, para que nada dê errado e acima de tudo, para que as pessoas possam reconhecer os nossos trabalhos e recebermos nossos méritos de acordo com nosso esforço.

E assim como Jesus comprometeu a vida dele por você, ele espera de você o mesmo. Que não apenas se envolva com seus ensimentos, com sua palavra. Ele espera que você se toque um dia e possa dizer com espontaneidade, por vontade própria, que quer se comprometer com ele e que vai levar sua palavra para todos aqueles que precisam, que vai trabalhar na evangelização e mostrar que somente em Jesus, encontrará o seu refúgio. Que podemos viver normalmente, mas sendo um Cristão, que não é preciso deixar de ser "Jovem" para seguir a Jesus, que vamos chamar outros jovens para participar de grupos jovens, que é importante fazer um curso dentro de sua paróquia e enfim.

“Talvez você não esteja vendo! Na verdade, você não precisa ver, o que você precisa é crer o que ele fará. Toda promessa passa pelo teste do tempo. Ele está provando seu coração, está forjando o teu caráter, para que você desfrute de sua benção”.
“Então, saia do lugar que limita a tua visão, olhe para o céu e veja que se ele teve a capacidade de comprometer a vida dele por você, pense que não custa nada você dedicar um momento de sua vida para se comprometer com ele. Não fazemos um favor a ele, é apenas uma forma de retribuir todo o sacrifício que ele pôde fazer por todos nós”.

Pense nisso!

Amém.
por Danielle Cristine

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Como está sua vida?

Hoje é um dia especial para revermos a nossa vida. Por causa da correria do dia-a-dia, não prestamos atenção em nós mesmos. Quando nos damos conta, sentimos os sintomas de algo que não está bem em nós, e, muitas vezes, não somos capazes de dizer o que está acontecendo conosco.

É hora de parar um pouco e perguntar-se: Como está a minha vida? Quais são os sentimentos que constantemente estão no meu coração? Eu tenho andado alegre ou triste? O que está me inquietando? O que tem ocupado o meu tempo e o centro da minha vida? Eu estou feliz?

São muitas as perguntas que você pode fazer-se ao longo deste dia à luz do Espírito Santo.

Eu convido você hoje a rezar incessantemente; a pedir ao Senhor Jesus que realize uma grande mudança na sua vida, na sua família, nos seus relacionamentos, no seu matrimônio, na sua vida profissional, na sua vida afetiva, na sua saúde...

Sozinhos não somos capazes de ter uma vida com qualidade e abundância de dons, mas o próprio Jesus nos dá hoje a oportunidade de começarmos tudo de novo, não sozinhos, mas com Ele.

Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10b).

C.n.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Olhe para o Alto

Nós não estamos neste mundo só para viver para ele. Precisamos buscar as coisas do Alto, porque quando paramos somente nas coisas desta vida, nas preocupações cotidianas, sufocamos a esperança dentro de nós e, a nossa alegria, fé e entusiasmo definham-se pouco a pouco.

Um estímulo eficaz que nos impulsiona a buscar sempre as coisas do Alto é o louvor incessante a Deus em todas as situações e em todos os momentos da nossa vida.

O Senhor nos convida para constantemente estarmos alegres e a darmos graças por tudo. Você pode até perguntar-se: "Como eu vou viver desta forma, sendo que acontecem situações que me levam a agir contrariamente a isso?"

Não se deixe arrastar pelas situações; peça ao Espírito Santo a graça do autodomínio, mantenha o seu olhar fixo em Jesus e não nas dificuldades.

Deixe-se guiar pelo Espírito Santo. Peça que Ele o acompanhe em todos os momentos.

Tenha um ótimo dia!

C.n.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Por que tenho medo de minhas fraquezas?

Nossa meta maior sempre será retornar para Deus!

Entretanto, os caminhos desta estrada de volta revelarão sempre a pessoa que somos, nossas virtudes e fracassos. Das virtudes, gostamos até demais delas! Dos fracassos, até nos causam pânico!

Quem se aproxima um pouco mais de Deus pela oração e direção espiritual, vai entendendo aos poucos que nossas fraquezas são amigas que, se ouvidas com vigilância e humildade, nos conduzirão para uma contínua conversão.

São Pe. Pio de Pieltrecina afirma que "se Deus permite que você vacile em alguma fraqueza, não é porque o abandonou; ao contrário, Ele está o fortalecendo na humildade e na vigilância."

Por isso, não tenha medo! Suas fraquezas podem ser, hoje, suas maiores e mais importantes aliadas!

Já havia pensado assim?
C.N.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Envangelho de hoje...

Cura de um cego em Jericó (Lc,18,35-43)


Ora, quando ele se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira de um caminho, pedindo esmolas. Tendo ouvido passar a multidão, perguntou o que era. Anunciaram-lhe: “É Jesus, o Nazareno que está passando”. Ele exclamou:” Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!” Os que iam na frente o repeendiam para que se calasse; mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Jesus se deteve e ordenou que lho trouxessem; quando ele se aproximou, Jesus o interrogou: "Que queres que eu faça por ti?” Ele respondeu: “ Senhor, que eu recupere a vista! ” Jesus lhe disse: “ Recupera a vista! A tua fé te salvou!” No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus, dando glória a Deus. Todo o povo, vendo isto, ergueu a Deus o seu louvor.

Palavra da Salvação.

Gloria a vós Senhor!

Reflexão:

"Jesus se deteve e ordenou que lho trouxessem" (trouxessem o cego até Ele). Jesus poderia ter ido até o cego e realizado o milagre. Entretanto, sendo Deus, embora pudesse fazer tudo sozinho, quis contar mais uma vez com os homens, amigos seus, pecadores, para que trouxessem o cego até Ele. Será que nós estamos dispostos a levar as pessoas "cegas" até Jesus? E nós, estamos dispostos a ir até Ele, ou estamos cegos a tal ponto de nem nos colocarmos na presença Dele e dizer: "Tem compaixão de mim"?

domingo, 18 de novembro de 2007

Liturgia 18/11/2007

XXXIII Domingo do Tempo Comum - Ano C
Erguei-vos e levantai a cabeça,
porque a vossa libertação está próxima


A liturgia deste XXXIII Domingo do Tempo Comum reflete sobre o sentido da história da salvação e diz-nos que a meta final para onde Deus nos conduz é o novo céu e a nova terra da felicidade plena, da vida definitiva. Este quadro faz nascer em nós a esperança; e da esperança brota a coragem para enfrentar a adversidade e para lutar pelo advento do Reino.

Na primeira leitura um “mensageiro de Deus” anuncia a uma comunidade desanimada, céptica e apática que Jahwéh não abandonou o seu Povo. O Deus libertador vai intervir no mundo, vai derrotar o que oprime e rouba a vida e vai fazer com que nasça esse “sol da justiça” que traz a salvação.

O Evangelho oferece-nos uma reflexão sobre o percurso que a Igreja é chamada a percorrer, até à segunda vinda de Jesus. A missão dos discípulos em caminhada na história é comprometer-se na transformação do mundo, de forma a que a velha realidade desapareça e nasça o Reino. Esse “caminho” será percorrido no meio de dificuldades e perseguições; mas os discípulos terão sempre a ajuda e a força de Deus.

A segunda leitura reforça a idéia de que, enquanto esperamos a vida definitiva, não temos o direito de nos instalarmos na preguiça e no comodismo, alheando-nos das grandes questões do mundo e evitando dar o nosso contributo na construção do Reino.

sábado, 17 de novembro de 2007

O toque amoroso de Deus

Quando em meio aos sofrimentos ou situações de pecado, pelos quais somos afrontados, entrevemos Jesus que já realizou uma obra de conversão juntamente com tantos outros milagres e curas em nossa vida, mas sem, contudo, conseguirmos ainda enxergar claramente com os olhos da fé o que Ele está realizando por nós nesses momentos de dor. Então, nos deparamos com a nossa fragilidade e percebermos que, como cegos, ainda enxergamos as coisas obscuramente, perdidos diante dos acontecimentos que parecem, muitas vezes, nos ameaçar.

Então, Jesus realiza um novo toque. Como o da primeira experiência do amor de Deus, mas de maneira nova e ainda mais intensa.

É um novo impulso do seu amor; é um 'redespertar' para a vida; é um toque leve sobre nossas feridas para sará-las, completando assim sua obra de salvação em nós. É um toque de esperança, de paz.

Reconheçamos, hoje, o toque amoroso de Deus que nos reconduz à plena salvação e estejamos atentos aos sinais de Sua visita em nossa vida e de Sua presença, seja em meio à dor, a perdas ou a alegrias. Jesus está sempre disposto a nos tocar quantas vezes for preciso, para que tenhamos uma autêntica e total experiência do amor d'Ele.

Fique com Deus, e um bom final de semana!

G.J.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Imitemos a Deus na capacidade de fazer o bem


Não há nada em que o homem seja tão parecido com Deus como na capacidade de fazer o bem; e, mesmo tendo nós essa capacidade numa medida completamente diferente da de Deus, façamos pelo menos tudo o que podemos, como Jesus está a nos ensinar hoje:

"Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes e nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos" (Lc 14, 12b-14).

Mudemos a nossa visão em relação a fazer o bem, porque muitas vezes só fazemos o bem porque sabemos que seremos retribuídos, mas a exemplo de Jesus, pratiquemos a caridade desinteressada, com os mais necessitados que não têm como nos retribuir.

Peçamos a Jesus a graça de fazermos o bem sem olhar a quem.
Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

C.n.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Descubra você mesmo quando rezar

O seu encontro com Deus não pode
ser um instante fugaz e rápido

Cada pessoa passa por momentos particulares na vida, que segue o seu ritimo. É preciso descobrir também o próprio ritmo de oração, fazer encontro com Deus um encontro personalizado. Deus não é uma idéia nem uma energia impessoal, como o calor do sol ou a brisa do vento. Ele é uma pessoa viva e verdadeira com quem podemos e devemos dialogar. É necessário tratar Deus como o melhor amigo que temos e recebe-lo dentro de nós numa atitude de acolhida, preparar para Ele um espaço na nossa vida. Os hóspedes sempre devem ser recebidos bem. Devemos acolher a Deus e ter consciência de que Ele tem um único desejo: nos amar e fazer a nossa vontade.

Santa Terezinha é um modelo de oração. Ela diz: “nunca passei mais de três minutos sem pensar em Deus!”

Gostaria de poder apresentar algumas indicações de quando você rezar, deixando a liberdade de ampliá-las como mais lhe agradar. Todo caminho não pode ser estático ele deve ser dinâmico, aberto para introduzir outras motivações e tirar algumas que, em determinado momento, já não nos dizem mais nada. Nós mudamos muito. Não seria conveniente usar no inverno roupa de verão e nem no verão, roupa de frio. Nossa oração deve corresponder às exigências que encontramos no caminho da vida.

Antes de iniciar a sua oração, faça silêncio dentro e fora de você para perceber o impulso da sua vida interior. Do que você necessita hoje? Como quer viver o tempo que o Senhor lhe dá.

O seu encontro com Deus não pode ser um instante fugaz e rápido, mas constante e permanente. Da sua situação humana, afetiva, psicológica, social, vai depender também o seu modo de rezar, de pedir, de dialogar com Deus. Há pessoas que rezam sempre a mesma oração pedindo chuva, mesmo quando há enchente que atrapalha tudo e provoca desastres. E se justificam na maneira de rezar: “em qualquer lugar do mundo devem existir lugares que precisa de chuva!” A minha oração tem um caráter universal, mas Jesus nos ensinou em várias circunstancias a historicizar a nossa oração, faze-la nascer da vida concreta, do dia-a-dia.

Já foi dito várias vezes que a oração não pode ser restrita a momentos particulares. É a vida que deve tornar-se oração, devemos colocar-nos continuamente na presença de Deus que orienta e sustenta o nosso caminho. É importante ter sempre em nossa frente a Bíblia e acompanhar, por meio de sua leitura meditativa, a história do povo que vai a caminho de terra prometida percorrendo noites, desertos, até chegar a conclusão de que a felicidade que Deus oferece não é a de situações baratas. Exige de nós constantes renuncia, “um saber dizer não” a tudo o que nos afasta de Deus e assumir a verdade como único caminho.

O ser humano, na sua caminhada sobre a terra, se depara com aquelas situações obscuras que tornam impossível continuar o caminho sozinho, é preciso Deus. Sem Deus não há uma visão completa e harmoniosa da existência humana. Muitas vezes, nos encontramos em situações em que nos sentimos tão pobres que necessitamos de Deus como a terra precisa de água para viver, as plantas, do sol, e a vida, de amor.

Na verdade, só Deus é força. É preciso nos convencer de que só Deus –Pai, Filho e Espírito Santo é a fonte de nossa felicidade e só Ele pode mudar, como diz o salmista, a “sorte de nossa vida”.

O caminho depende de nossa fidelidade e amor. Deus sozinho não age, precisa de nossa cooperação, do nosso sim.

C.n.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Chegou o dia da libertação

Hoje, é o dia do Senhor na nossa vida, porque Ele quer penetrar com Sua misericórdia nas nossas entranhas, para que experimentemos a salvação e sejamos livres de todos os entraves de que nos tornam encurvados, doentes, escravos de alguma coisa ou pessoa e até mesmo pessoas sem esperança. Não precisamos nos preocupar, porque o próprio Jesus toma a iniciativa em nosso favor; a nós cabe acolhermos a graça, como a mulher encurvada que o evangelho narra hoje.

"Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: Mulher, estás livre da tua doença. Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus " (Lc 13,10-13).

Sozinhos não somos capazes de endireitarmos a nossa vida, mas Jesus quer erguernos-nos das nossas encurvaturas e libertar-nos.Jesus, vem hoje ao nosso encontro, e faz-nos livres para louvar e bendizer o teu santo Nome.

C.n.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Por que me sinto infeliz?

Para mim, a qualidade de meus relacionamentos está diretamente ligada à minha experiência de felicidade.

Se não possuo relacionamentos verdadeiros, se não aprendo a cultivá-los, se não encontro pessoas capazes de saber quem eu sou e possa lhes oferecer minha vida para recebê-las dentro de mim, sinto-me extremamente infeliz!

Relacionamentos falsos, superficiais ou movidos por interesse fazem-me intensamente infeliz!

Se o mesmo acontece com você, está na hora de rever os relacionamentos, tratá-los com respeito, colocá-los no lugar certo oferecendo-lhes qualidade e ser feliz!

Você entendeu?

Fonte: C.N.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

As delicadezas do amor de Deus

O amor consiste no seguinte: "Não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e nos enviou o seu Filho como vítima expiatória pelos nossos pecados" (I Jo 4,10)

O fato de saber reconhecer as delicadezas do seu amor nas ações ordinárias da vida é uma graça do Senhor.

Moisés explicou isso ao povo e o fez muito bem ao enumerar as provações, os sinais e os grandiosos prodígios que presenciou: "Até o dia de hoje, Javé não vos tinha dado um coração para compreender, olhos para ver e ouvidos para ouvir" (Dt 29,4).

Compreender é uma autêntica revolução! Não somos nós que andamos a girar à volta de Deus, para tentar atingi-lo e amá-lo, mas é Ele que gira à nossa volta, até o momento em que consegue abrir uma brecha no nosso coração, espetar um "espinho" na nossa carne para possibilitar que o seu amor se precipite em nós.

Senhor, dá-nos um coração sensível à tua presença para que possamos reconhecer-te como Nosso Senhor e amigo.

C.n.

domingo, 11 de novembro de 2007

Liturgia 11/11/2007

XXXII Domingo do Tempo Comum - Ano C
Jesus Cristo é o Primogénito dos mortos
A Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos

A Palavra que a liturgia deste XXXII Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre os horizontes últimos do homem e garante-nos a vida que não acaba.

Na primeira leitura, temos o testemunho de sete irmãos que deram a vida pela sua fé, durante a perseguição movida contra os judeus por Antíoco IV Epifanes. Aquilo que motivou os sete irmãos mártires, que lhes deu força para enfrentar a tortura e a morte foi, precisamente, a certeza de que Deus reserva a vida eterna àqueles que, neste mundo, percorrem, com fidelidade, os seus caminhos.

No Evangelho, Jesus garante que a ressurreição é a realidade que nos espera. No entanto, não vale a pena julgar e imaginar essa realidade à luz das categorias que marcam a nossa existência finita e limitada neste mundo; a nossa existência de ressuscitados será uma existência plena, total, nova. A forma como isso acontecerá é um mistério; mas a ressurreição é uma certeza absoluta no horizonte do crente.

Na segunda leitura temos um convite para manter o diálogo e a comunhão com Deus, enquanto esperamos que chegue a segunda vinda de Cristo e a vida nova que Deus nos reserva. Só com a oração será possível mantermo-nos fiéis ao Evangelho e ter a coragem de anunciar a todos os homens a Boa Nova da salvação.

sábado, 10 de novembro de 2007

~O Deserto~

Um homem estava viajando com seu jipe pelo deserto, até que seu jipe quebrou.
Então, desesperado, o homem começou a caminhar.
Caminhou durante horas e horas até o anoitecer.
A noite no deserto é muito fria e o homem, já exausto, não tinha mais esperanças. Então ele começou a pensar que se não morresse de frio naquela noite, certamente no dia seguinte, com o sol ardente e o calor escasso, morreria de sede.
O homem adormeceu e quando amanheceu, não estava morto.
Completamente sem esperanças, abriu os olhos e viu que estava bem perto de um oásis, com pessoas e um imenso lago.
Moral da história:Há sempre um oásis perto de nós, basta abrirmos nossos olhos e procurarmos que o acharemos.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Este é o dia mais belo...

A cada manhã que desperta, podemos experimentar o amor de Deus por nós, porque o Senhor encontra o Seu prazer em nos ter sempre perto Dele. É próprio de quem ama, sentir prazer em ficar junto da pessoa amada, e assim é Deus conosco:

''Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. Vós todos encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios'' (Os 14,2-3).

Muitas vezes, dizemos: Deus não me ouve; eu não sinto a Sua presença na minha vida; Deus se esqueceu de mim. Será que não somos nós que nos afastamos de Deus? Por que Deus é fiel, mesmo quando somos infiéis? O que acontece é que nos afastamos de Deus por uma razão ou outra e, naturalmente, perdemos a sensibilidade à sua ação e presença.

Graças a Deus, sempre é tempo de voltar e o dia que o Senhor nos dá é hoje. Não deixemos para amanhã, o que podemos fazer hoje! Como dizia a Madre Teresa de Calcutá: ''O dia mais belo é hoje''.

Peçamos, hoje, ao Senhor a graça de caminharmos sempre na sua presença.

Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: C.N.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Pensamento

“Não sejam como os pássaros que o barulho das folhas movidas pelo vento os espanta e os afugenta do ninho, abandonando seus filhotes com o risco de perdê-los. Não deixem, por coisa semelhante, as práticas religiosas, seu respeito e amor à Igreja.”

(Claret)

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

'Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados'

Talvez você esteja com o coração pesado e precisando do Senhor. Tenha certeza de que Ele mesmo está chamando todos nós. Vamos acolher este convite que Ele nos faz hoje: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso" (Mateus 11,28).

Ou talvez você esteja carregando o fardo do seu casamento, de seus filhos adolescentes ou casados. Pode ser que você esteja vendo o casamento de seu filho desmoronar, aquele de quem você esperava tanto. Talvez, o seu próprio casamento esteja desmoronando.

Muitas vezes, nós estamos com a alma cansada e isso se reflete em nosso corpo: não dormimos, passamos a noite com sonos intermitentes, então, não vemos a hora de ela [noite] chegar novamente, e depois, não vemos a hora de chegar o dia. Mas, hoje, o Senhor está dizendo para você que vá a Ele, pois n'Ele você vai encontrar o repouso e o descanso de que precisa. Graças a Deus, quantos de nós já encontramos solução no Senhor! Nós já experimentamos maravilhas em nossa vida. Quanta coisa nós pedimos e o Senhor nos concedeu. Seja qual for o peso que você esteja carregando, o Senhor está lhe dizendo: "Venha a mim, meu filho, você que está sobrecarregado com o peso dos fardos e Eu lhe darei descanso e repouso".

"Senhor, Tu sabes as dores da alma que esses irmãos estão carregando. É promessa sua e eles estão vindo, estão acreditando. Dá a cada um de seus filhos e filhas o descanso, o repouso de que precisam, porque, muitas vezes, esse descanso vem porque o Senhor pousa tua mão entre nós. Dá-nos, meu Deus, o repouso da alma, do espírito e o alívio de que precisamos".

No Senhor encontramos repouso, paz, alegria, paz, amor, enfim, tudo de que precisamos para seguir nossa jornada.

Seu irmão,

Monsenhor Jonas Abib

Fonte: C.N.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

O valor da espera

A castidade significa defender o amor do egoísmo


A castidade é absolutamente essencial para a felicidade de um adolescente. Não se deixe enganar e pensar que a maioria dos jovens tem relações sexuais. Não têm! Existe muito que sabe e pensa, antes de chegar a elas. As relações sexuais entre adolescentes são um risco para seu corpo, para suas emoções e para seu futuro. É maravilhoso que nos Estados Unidos cresça cada vez mais a abstinência sexual entre os jovens.

É certo que existem jovens que decidem ter relações sexuais; mas é você quem terá de viver com as conseqüências de sua decisão. Existem muitas formas de expressar seu carinho sem ter relações íntimas. Trate de evitar as situações que intensifiquem as emoções sexuais, será mais difícil "frear" neste caso.

Carlos Beltramo diz que os beijos e as carícias movem os hormônios. Às vezes, você como jovem pode afirmar: "Os hormônios são incontroláveis". E perguntamos: "Onde você esteve ontem à noite?". Resposta: "Em um parque até as três da madrugada... Estive desde as 20:00 horas ali, com minha namorada”. Portanto, quem escolheu? Quem entrou nesta situação? É normal que haja impulsividade se favorecemos as oportunidades: um selinho, outro selinho, um beijo... E depois: "Estamos cansados! Vamos para o sofá?". Faça esta pergunta a você mesmo: "Por que fui para o apartamento com ela?" É como fogo sobre palha!

Existem adolescentes que pensam: "Se ela não aceitar, não me ama". Sendo um sentimento, o enamoramento pode ser destruído facilmente pelas experiências negativas. O verdadeiro amor cresce, mesmo em meio de experiências difíceis.


Para viver a pureza (castidade), mantenha-se ocupado (a) com esportes e com as atividades de grupo.

Alguns adolescentes vêem a sexualidade como uma atividade de ócio prazenteira, por isso existe menos densidade no enamoramento, menos pretensão de eternidade. A experiência do enamoramento é a mais plena das experiências, não é eletiva, é surpreendente. Eu me surpreendo enamorado.

Se você e sua namorada ou namorado não puderem chegar a um acordo sobre este tema, então talvez fosse melhor procurar outra pessoa que pense igual a você. Dizer "não" pode ser a melhor maneira de dizer "eu te amo de verdade". A castidade não significa rejeição nem menosprezo ao amor. Significa defender o amor do egoísmo.

Repito: a castidade é absolutamente essencial para a felicidade do adolescente. A masturbação e a pornografia fazem que o homem procure o prazer ao ritmo de seu sexo. Gera prazer, sim, mas não treina para ser feliz. Não treina para amar.

As pessoas precisam crescer no aspecto da paciência. Este é um deficit muito comum na sociedade moderna, que incentiva a gratificação instantânea desde a infância. Para reforçar a virtude da paciência, a pessoa não deve ser impaciente, porque sendo assim enfraquece a virtude e fortalece o defeito. Vale a pena desenvolver os bons costumes e esperar!


C. N.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O Que Realmente Importa...

Era uma vez o jovem que recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra distante.
Recebeu também o melhor cavalo do reino para levá-lo na jornada.
- Cuida do mais importante e cumprirás a missão! - disse o soberano ao se despedir.
Assim, o jovem preparou o seu alforje,
escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada a cintura, sob as vestes. Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava sequer em falhar. Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e
valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho e parecia que a princesa correspondia às suas
esperanças.
Para cumprir rapidamente sua tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Assim, exigia o máximo do animal.
Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava da sela e nem da carga, tampouco se preocupava em dar-lhe de beber ou providenciar alguma ração.
- Assim, meu jovem, acabas perdendo o animal - disse alguém.
- Não me importo - respondeu ele - Tenho dinheiro. Se este morrer, compro outro. Nenhuma falta fará!
Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre animal não suportando mais os maus-tratos, caiu morto na estrada. O
jovem simplesmente o amaldiçoou e seguiu o caminho a pé. Acontece que nessa parte do país havia poucas fazendas e eram muito distantes umas das outras. Passadas algumas horas, ele se deu conta da falta que lhe fazia o animal. Estava exausto e sedento. Já havia deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois lembrava da recomendação do rei: "Cuida do mais importante!"
Seu passo se tornou curto e lento. As paradas, freqüentes e longas. Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota. Mais tarde, caiu exausto no pó da estrada,onde ficou desacordado. Para sua sorte, uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, o encontrou e cuidou dele. Ao recobrar os sentidos, encontrou-se de volta em sua cidade. Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e com a maior desfaçatez, colocou toda a culpa do insucesso nas costas do cavalo "fraco e doente" que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste, "cuida do mais importante", aqui estão as pedras que me confiaste. Devolvo-as a ti. Não perdi uma sequer.
O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu, mostrando completa frieza diante de seus argumentos.
Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado. Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei, que dizia:
"Ao meu irmão, rei da terra do Norte. O jovem que te envio e candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante. Faz-me, portanto, este grande favor e verifica o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a fidelidade e força de quem o auxilia na jornada. Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará importância à rainha nem àqueles que o servem".
Comparo esta estória com o ser humano que segue sua jornada na vida, tão preocupado com seu exterior, isto é, com os bens, que tudo guarda como se fosse tudo ouro, esquecendo de alimentar também a sua alma e o seu espírito com a alegria e o amor de Deus. Certamente não cumprirá a missão, já que não sabe guardar o que é mais importante . Se você tiver a oportunidade de conhecer pessoas assim , como conheci e conheço a muitos , verá que na intimidade têm mais problemas que você ou eu e são cercados de infelicidades .

Antes que seja tarde , preocupe-se em : será que estou no Caminho que me leva a Deus ? (Pense esta semana sobre isto)

domingo, 4 de novembro de 2007

Liturgia 04/11/2007

Solenidade de Todos os Santos
Exultemos de alegria no Senhor, celebrando este dia de festa em honra de Todos os Santos


Jesus chama-nos para a prática do amor que provoca vida: “Sede santos, porque o vosso Pai do Céu é Santo”.

A construção da santidade acontece pela fidelidade contínua à vontade de Deus. À semelhança de Jesus, o cristão deve buscar a santidade na atitude de amor ao Senhor e aos seus irmãos e irmãs.

A celebração da Eucaristia, Páscoa do Senhor, coloca-nos diante do compromisso com o evangelho, que deve provocar em nós a conversão e a pureza de coração. Busquemos com firmeza, em Jesus, a vida de santidade.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Deus abençoa os nossos bons propósitos sempre

Nós precisamos ter bons propósitos no coração, porque quando nos decidimos a viver a vida nova no poder do Espírito Santo, Deus abençoa-nos e faz com que prosperemos no caminho da santidade. Sozinhos, sem o auxílio da graça de Deus, não somos capazes de ter uma intenção reta, muito menos de ter bons propósitos, muito menos ainda de realizá-los, mas se pedirmos a Jesus que deposite no nosso coração os desejos do coração d'Ele, e a graça de realizá-los, viveremos felizes, alegres, mesmo em meio às adversidades da vida, proclamando a todo momento como o salmista:

"Maravilhas fez conosco o Senhor!" (Sl 125)

Peçamos hoje a Jesus que nos inspire santos propósitos, para que nos assemelhemos a Ele em cada situação vivida, até chegarmos à maturidade do homem perfeito que é o próprio Jesus Cristo.


Fonte: C.n.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Olhe para a face de Jesus



Olhe fixamente para os quatro pontos no centro da imagem por 30 segundos.

Depois olhe para uma parede branca.

O que você vê ?