segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Em 2008, quem vai escolher meu futuro?

Estamos terminando hoje, mais um ano. O que você não fez neste ano, mas gostaria de ter feito? Pense nisso, e torne seus planos e sonhos possíveis neste ano q começa amanhã, ou seja, uma nova vida em 2008, traçando metas.


Quem não fizer suas próprias escolhas e não aprender a colocá-las nas mãos de Deus, terá grande chance de se perder no caminho!

Muitos de nós nem dormimos com questões como esta, mas precisamos entregar tudo nas mãos de nosso Pai, que sempre quer o melhor para cada um de nós.

As vezes, torna-se mania e doença este antecipar-se na direção do que ainda nem aconteceu, sem nem saber se vai acontecer ou em que pode resultar do possível acontecimento. Aprendi algo, e vou compartilhar com você; na dúvida não faça.

Penso que a melhor saída é viver a palavra de Deus; o viver cada dia e momento de forma única e, assim, treinar-se na confiança de que é Deus quem cuida de nós e dá possibilidades para continuarmos vivendo.

Em 2008, lance-se nos braços de Jesus, e verá as maravilhas que Ele têm guardadas para você.

Um forte abraço,

Felipe Gomes G.J.

domingo, 30 de dezembro de 2007

Liturgia 30/12/2007

Sagrada Família: Jesus, Maria, José
Reine em vossos corações a paz de Cristo,
habite em vós a sua palavra

A liturgia deste domingo propõe-nos a família de Jesus, como exemplo e modelo das nossas comunidades familiares… As leituras fornecem indicações práticas para nos ajudar a construir famílias felizes, que sejam espaços de encontro, de partilha, de fraternidade, de amor verdadeiro.

A primeira leitura apresenta, de forma muito prática, algumas atitudes que os filhos devem ter para com os pais… É uma forma de concretizar esse amor de que fala a segunda leitura.

A segunda leitura sublinha a dimensão do amor que deve brotar dos gestos dos que vivem “em Cristo” e aceitaram ser Homem Novo. Esse amor deve atingir, de forma muito especial, todos os que conosco partilham o espaço familiar e deve traduzir-se em determinadas atitudes de compreensão, de bondade, de respeito, de partilha, de serviço.

O Evangelho apresenta uma catequese sobre Jesus e a missão que o Pai lhe confiou; mas, sobretudo, propõe-nos o quadro de uma família exemplar - a família de Nazaré. Nesse quadro há duas coordenadas que são postas em relevo: trata-se de uma família onde existe verdadeiro amor e verdadeira solidariedade entre os seus membros; e trata-se de uma família que escuta Deus e que segue, com absoluta confiança, os caminhos por Ele propostos.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Um novo ano para uma vida nova

Como seria bom se – ao puxarmos a última folha do velho calendário – fossem para o cesto de lixo todas as nossas maldades, problemas e tristezas vividas no ano anterior; ou ainda, vestindo-se de branco, todas as nossas forças fossem revitalizadas...

Contudo, nada disso acontecerá se ao iniciar o Novo Ano não nascer também em nosso coração o desejo de traçar novas metas ou corrigir outras nas quais não obtivemos bons resultados.

“Mentalizar” as mudanças que desejamos – sem agir para que estas aconteçam – significa nos preparar para viver o Novo Ano acompanhado dos mesmos velhos projetos e vícios. Não será possível viver um Novo Ano sem dívidas se não houver, de nossa parte, a disposição para reprimir os impulsos do consumismo excessivo. Da mesma forma, não poderemos viver novas experiências em nossos relacionamentos afetivos se nos contentarmos com as migalhas de carinho daquela pessoa que não manifesta maiores interesses pelo compromisso assumido.

Viver mudanças, certamente, irá exigir de cada um de nós esforço e dedicação, pois, conhecemos nossas fraquezas, medos, inseguranças e incapacidades. No entanto, estabelecer vínculos de intimidade com os velhos hábitos – que nos aprisionam e nos fazem infelizes – não será uma atitude muito inteligente.

Sabemos que, por nós mesmos, nada conseguiremos realizar. A força de que precisamos – para assumir nossas mudanças – vem de Deus. E fazendo uma retrospectiva do que temos vivido sob a luz d’Aquele em que todas as coisas têm consistência, nos ajudará a assumir novos posicionamentos. Tomando posse desta verdade – de que Deus fala conosco por meio dos acontecimentos e se manifesta, também, por meio de conselhos e experiência de pessoas que nos amam – precisamos convidá-Lo para fazer parte de nossa vida. Assim, as nossas crises e dúvidas agora passam a ser partilhadas com Ele.

Faça essa experiência, e verá as mudanças ocorrerem em sua vida. Deus quer o melhor para cada um de nós. Nunca se esqueça disso!
Feliz Ano Novo!
Um forte abraço,

Felipe Gomes G.J.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A bela Chácara

O dono de um pequeno comércio, amigo de um grande poeta, abordou-o na rua:

-Senhor poeta, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anuncio para o jornal? O poeta apanhou o papel e escreveu:

“Vende-se encantadora propriedade, onde os pássaros cantam ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra tranqüila das tardes da varanda”.

Meses depois, topa o poeta com o homem e lhe pergunta se havia vendido o sítio.

-Nem penso mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha!

Moral da história: Às vezes, não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos atrás da miragem de falsos tesouros. Valorize o que você tem, as pessoas que estão perto de você... esse é o seu verdadeiro tesouro.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

A firme decisão ilumina o nosso coração e gera libertação

Chega um dia na nossa vida, que precisamos diante de algumas situações delicadas, tomar não somente uma decisão, mas uma firme decisão; e o tempo é propício, porque estamos no Natal. É hora de nascer de novo para uma vida nova, porque foi para isso que Jesus nasceu: para que tenhamos uma vida nova, repleta de esperança, de alegria, de paz e amor.

Deixemos para trás o passado ruim, e abramo-nos ao Deus homem que faz novas todas as coisas. Se nos desarmarmos e nos despojarmos de tantas coisas que nos prendem, o Menino Jesus cancela o passado ruim e o nosso coração se enche de confiança no Bom Deus, e livremente nos entregamos aos seus cuidados:

"Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão!" (Sl 30).

Fonte: C.n.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Liturgia 25/12/2007

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
Santo é o dia que nos trouxe a luz.
Vinde adorar o Senhor.
Hoje, uma grande luz desceu sobre a terra

A liturgia deste dia de Natal convida-nos a contemplar o amor d Deus, manifestado na encarnação de Jesus… Ele é a e“Palavra” que se fez pessoa e veio habitar no meio de nós, a fim de nos oferecer a vida em plenitude e nos elevar à dignidade de “filhos de Deus”.

A primeira leitura anuncia a chegada do Deus libertador. Ele é o rei que traz a paz e a salvação, proporcionando ao seu Povo uma era de felicidade sem fim. O profeta convida, pois, a substituir a tristeza pela alegria, o desalento pela esperança.

A segunda leitura apresenta, em traços largos, o plano salvador de Deus. Insiste, sobretudo, que esse projeto alcança o seu ponto mais alto com o envio de Jesus, a “Palavra” de Deus que os homens devem escutar e acolher.

O Evangelho desenvolve o tema esboçado na segunda leitura e apresenta a “Palavra” viva de Deus, tornada pessoa em Jesus. Sugere que a missão do Filho - ”Palavra” - é completar a criação primeira, eliminando tudo aquilo que se opõe à vida e criando condições para que nasça o Homem Novo, o homem da vida em plenitude, o homem que vive uma relação filial com Deus.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Liturgia 24/12/2007

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo
Missa da Noite
Anuncio-vos uma grande alegria:
Hoje nasceu o nosso salvador, Jesus Cristo, Senhor

A liturgia desta noite fala-nos de um Deus que ama os homens; por isso, não os deixa perdidos e abandonados percorrendo caminhos de sofrimento e de morte, mas envia “um menino” para lhes apresentar uma proposta de vida e de liberdade. Esse menino será “a luz” para o povo que andava nas trevas.

A primeira leitura anuncia a chegada de “um menino”, da descendência de David, dom de Deus ao seu Povo; esse “menino” eliminará a guerra, o ódio, o sofrimento e inaugurará uma era de alegria, de felicidade e de paz sem fim.

A segunda leitura lembra-nos as razões pelas quais devemos viver uma vida cristã autêntica e comprometida: porque Deus nos ama verdadeiramente; porque este mundo não é a nossa morada permanente e os valores deste mundo são passageiros; porque, comprometidos e identificados com Cristo, devemos realizar as obras d'Ele.

O Evangelho apresenta a realização da promessa profética: Jesus, o “menino de Belém”, é o Deus que vem ao encontro dos homens para lhes oferecer - sobretudo aos pobres e marginalizados - a salvação. A proposta que Ele traz não será uma proposta que Deus quer impor pela força; mas será uma proposta que Deus oferece ao homem com ternura e amor.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Liturgia 23/12/2007

IV Domingo do Advento
A Virgem conceberá e dará à luz um Filho,
que será chamado Emanuel, Deus conosco


A liturgia deste IV Domingo do Advento diz-nos, fundamentalmente, que Jesus é o “Deus-conosco”, que veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova.


Na primeira leitura,
o profeta Isaías anuncia que Jahwéh é o Deus que não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história… É n’Ele (e não nas sempre falíveis seguranças humanas) que devemos colocar a nossa esperança.


O Evangelho
apresenta Jesus como a encarnação viva desse “Deus conosco”, que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação. Contém, naturalmente, um convite implícito a acolher de braços abertos a proposta que Ele traz e a deixar-se transformar por ela.


Na segunda leitura, sugere-se que, do encontro com Jesus, deve resultar o testemunho: tendo recebido a Boa Nova da salvação, os seguidores de Jesus devem levá-la a todos os homens e fazer com que ela se torne uma realidade libertadora em todos os tempos e lugares.

sábado, 22 de dezembro de 2007

Natal nos 365 dias do ano...

É assim que eu quero lhe dizer "Feliz Natal": ''Não há maior amor do que dar a vida!'' Foi o que disse e foi o que fez Jesus. É assim que acontece o Natal. Você e eu podemos realizá-lo não apenas no dia 25 de dezembro, mas nos 365 dias do ano. O segredo é dar a vida!

Obrigado, porque você é nosso sócio. É graças à sua contribuição que nós podemos, todos os dias, fazer uma verdadeira transfusão de vida para milhares de pessoas. Preciso da sua ajuda. Agradeço a sua fidelidade. Não podemos parar naquilo que já fizemos. Há muita gente precisando de vida neste Natal. No ano que se aproxima vamos partir juntos! Decididos! Porque o nosso projeto é: DAR ALMAS PARA DEUS! Não resta dúvida: para isso é preciso dar a vida.

Graças a Deus, temos feito o essencial e o temos feito bem porque temos mostrado Jesus a todos os que querem vê-Lo com olhos simples e encontrá-Lo de coração aberto. Essa é a ''boa obra'' que nós temos feito juntos. Nós temos tido a graça de devolver muitos para Deus e para a suas famílias. Hoje são novas pessoas. Durante todo este ano, mesmo sem saber, você foi colocando “bolas coloridas e brilhantes e muitos outros enfeites” na nossa “árvore de Natal” todas as vezes em que nos enviou a sua contribuição. Porque é esse dinheiro abençoado, que você nos envia todos os meses, que nos dá a chance de fazermos, com a graça de Deus, essas boas obras tão lindas, como tantas que temos visto e partilhado.

Tenha a certeza: “a árvore de Natal” da nossa família Canção Nova está cheia de muitas ''boas obras'' que fizemos juntos, por causa da sua fidelidade mês a mês. Olhando para esta “linda árvore de Natal”, os anjos cantam: ''Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por Ele amados''. É assim que se faz um Mundo Novo. É assim que se semeia a paz! Você deu a muitos a graça de ter um Feliz Natal!


Eu sei que posso contar com você!


Deus o abençoe!

Feliz Natal! E não se esqueçam: Natal Feliz e Natal com Cristo!


Monsenhor Jonas Abib

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Confiemos em Deus como Maria confiou

Cada situação que vivemos é um exercício de fé e coragem. Basta olharmos para a vida de Nossa Senhora, a sua atitude diante dos fatos; Ela não compreendia o projeto de Deus a Seu respeito mas, colocou-Se à inteira disposição do Senhor:
''Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!'' (Lc 1,38)

Ela poderia ter dito não ao novo que lhe foi apresentado ou desculpar-se negativamente: “Não tem jeito!” “Não vai dar certo...”, mas, ao contrário, Ela abandonou-se nas mãos de Deus, num gesto de total confiança.

Não podemos desanimar com nada; recorramos sempre ao Senhor, invocando o Seu poderoso auxílio.

Fonte: C.n.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Namoro, vivendo juntos o amor recíproco

Com a afetividade desordenada
o namoro não poderá ser feliz


A juventude é uma bela época da vida. É nesta fase em que tomamos as decisões mais importantes: que profissão escolher, com quem se casar, como viver a vida religiosa, etc. É o momento em que o jovem desperta para a busca de sua complementação com uma pessoa do outro sexo, ou então decide abrir mão da vida conjugal para ser inteiramente de Deus.

Qualquer que seja o caminho escolhido, serão sempre muito fortes para o jovem a sua afetividade e a sua sexualidade, duas forças enormes que Deus colocou em nós e que não deu aos animais. Bem orientadas e usadas, essas duas belas energias nos fazem felizes, mas, desequilibradas, podem gerar muitas dores e lágrimas.

A vida do homem e da mulher, vivendo juntos no amor recíproco que os faz crescer e multiplicar (cf. Gn 1,28), é um belo desígnio de Deus, que quis fazer do casal humano a “fonte da vida”. Sem respeitar esse projeto de Deus, jamais o homem, a mulher e a humanidade serão felizes.
Somente quem criou o homem pode dizer como ele deve viver; ninguém mais.

Mas para que tudo isso aconteça bem, para que cada homem e cada mulher vivam esta realidade, é preciso que sejam saudáveis em sua afetividade e em sua sexualidade, pois por meio dessas faculdades passará a estrada do amor e da vida. Portanto, cada um precisa cuidar de si mesmo para poder fazer o outro feliz.

Se a afetividade e a sexualidade forem desordenadas no jovem, o seu namoro não poderá ser feliz, pois haverá muitos problemas. Corre-se o risco de se fazer dele [namoro] não um tempo bonito de “conhecer o outro” e de crescer juntos, mas uma aventura dominada e perdida no turbilhão das paixões, com muitos riscos e destruições.

Quando o jovem encontra o equilíbrio na sua afetividade e sexualidade, logo entende o enorme valor da castidade até o casamento, que será para ele como uma escola de amadurecimento pessoal em preparação para o matrimônio.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

À espera do Senhor que vem

"Caros filhos, eis que é chegado o tempo tão importante e solene que, conforme diz o Espírito Santo, é o momento favorável, o dia da salvação (cf. II Cor 6,2), da paz e da reconciliação.

Em seu imenso amor por nós, pecadores, o Pai enviou Seu Filho único a fim de libertar-nos da tirania e do poder do demônio, convidar-nos para o Céu, revelar-nos os mistérios do seu reino celeste, mostrar-nos a luz da verdade, ensinar-nos a honestidade dos costumes, comunicar-nos os germes das virtudes, enriquecer-nos com os tesouros da sua graça e, enfim, adotar-nos como seus filhos e herdeiros da vida eterna.

A Igreja deseja ainda, ardentemente, fazer-nos compreender que o Cristo, assim como veio uma só vez a este mundo, revestido da nossa carne, também está disposto a vir de novo, a qualquer momento, para habitar espiritualmente em nossos corações com a profusão de suas graças, se não opusermos resistência" (São Carlos Borromeu, bispo).

Peçamos a Jesus a graça de sentirmos profundamente com a Igreja este tempo de espera do Senhor que vem.

Fonte: C.n.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Você é um construtor da paz?

Amemos a paz, que é o mais precioso de todos os tesouros. Exponhamos, hoje, o nosso coração a Jesus, o Príncipe da paz, com toda a sinceridade, para que Ele apazigúe o nosso coração.

Muitas vezes, até conseguimos esconder das pessoas as nossas más inclinações e conflitos interiores, mas, o que ocultamos aos homens é revelado a Deus.

Quando temos a coragem de colocar toda a nossa vida na luz de Cristo, tudo se faz novo e experimentamos uma profunda liberdade de espírito, e como o Salmista, não nos cansaremos de louvar ao Senhor:
"Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu Nome é excelso" (Sl 148,3).

Não guardemos nada de ruim no nosso interior, fazê-lo é um veneno para o corpo e para a alma; provoca em nós um profundo desequilíbrio em todos os aspectos, sem contar que impedimos a graça de Deus de chegar até nós.

Perdoemo-nos mutuamente e esqueçamos totalmente as ofensas recebidas. Peçamos ao Senhor a graça de sermos construtores e instrumentos da paz.

Fonte: C.n.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Voce não é só pecado...

Coragem! Você pode viver o PHN

A cada 'não' que você dá ao pecado, Deus lhe abre maravilhosas portas que vão fazer com que as pessoas queiram ficar perto de você, pois o seu jeito de ser contagia os outros. As pessoas vão dizer que é maravilhoso ficar perto desse jovem que é você. E por quê? Porque vêem em você aquilo que eles sonhavam ser, pois, na época deles, não havia o “PHN” (Por Hoje Não, por hoje não vou mais pecar).
Em minha juventude, foram muitas as vezes em que cheguei em casa bêbado, drogado, e ao fingir que estava dormindo, via minha mãe rezando por mim: “Pai do céu, tira o meu filho dessa vida” e orava em línguas. Na época, eu pensava que ela estava louca quando rezava daquele jeito estranho. E por insistência dela e do meu pai, eles foram me tirando daquela vida, até eu me tornar um missionário.
Preciso dizer para você que se prostitui, que se droga, que vive o homossexualismo, que isso não é ser jovem, é ser uma caricatura; é um 'homem-bomba'. Pois existem pecados que acabam com a vida; há muitos jovens que injetaram droga na veia, uma só vez, e adquiriram o vírus HIV. Você não é isso! Você é jovem!
O saudoso Papa João Paulo II disse aos jovens: “Vão para casa. Sejam como vocês são e sejam santos. Vocês vão colocar fogo no lugar onde vocês estão”, mas para isso você precisa permitir que Deus o pegue.
Muitas vezes, fazemos coisas somente a partir do nosso ponto de vista, sem levar em conta o ponto de vista do nosso pai, mãe, irmão, amigo, amiga, nem mesmo o ponto de vista de Deus; dessa forma, erramos e pecamos.
O Livro de Provérbios, no capítulo 4, versículos de 23 a 27, nos apresenta: “Guarda teu coração acima de todas as outras coisas, porque dele brotam todas as fontes da vida. Preserva tua boca da malignidade, longe de teus lábios a falsidade! Que teus olhos vejam de frente e que tua vista perceba o que há diante de ti! Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos! Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, e retira teu pé do mal.”
Quem de nós não tinha a boca suja de tantos palavrões, e agora, já não os fala mais? Quando você passa a mudar as suas palavras é porque já está mudando o seu coração. “A boca fala daquilo que o coração está cheio”, como nos ensinam as Sagradas Escrituras.
A Palavra de Deus é mais penetrante, faz a divisão entre o bem e o mal. Se você tem bem claro o que é o bem e o mal – e pode optar pelo bem, mas faz a opção pelo mal – isso é uma atitude isenta de discernimento do Espírito Santo.
Meu irmão, o ensinamento do bem está aqui na Bíblia, leia-o, medite-o neste livro, e você terá êxito. Deus fará com que você tome as decisões corretas. “PHN” é uma decisão diária. No final do dia, Deus vai lhe dizer: 'Descanse, filho meu. Eu vi o seu esforço para não pecar, e você não pecou por um dia. Durma, sonhe Comigo e amanhã Eu vou despertá-lo de novo'. Coragem! Você pode viver isso!

Quando você cair, caia na frente do padre! Peça perdão pelos seus pecados, seja absolvido, levante e continue a caminhar com coragem e constância, e Deus fará em seu interior tudo aquilo que você quer e precisa.
Deus quer colocar em seu coração a coragem para você dizer e viver: “Por hoje eu não vou mais pecar!”, mas, para isso é necessária a sua permissão.

Fonte: C.N.

domingo, 16 de dezembro de 2007

Liturgia 16/12/2007

III Domingo do Advento - Ciclo A
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,
porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos


A liturgia deste III Domingo do Advento lembra a proximidade da intervenção libertadora de Deus e acende a esperança no coração dos crentes. Diz-nos: “não vos inquieteis; alegrai-vos, pois a libertação está a chegar”.

A primeira leitura anuncia a chegada de Deus, para dar vida nova ao seu Povo, para o libertar e para o conduzir - num cenário de alegria e de festa - para a Terra da liberdade.

A segunda leitura convida-nos a não deixar que o desespero nos envolva enquanto esperamos e a aguardarmos a vinda do Senhor com paciência e confiança.

O Evangelho descreve-nos, de forma bem sugestiva, a ação de Jesus, o Messias (esse mesmo que esperamos neste Advento): Ele irá dar vista aos cegos, fazer com que os coxos recuperem o movimento, curar os leprosos, fazer com que os surdos ouçam, ressuscitar os mortos, anunciar aos pobres que o “Reino” da justiça e da paz chegou. É este quadro de vida nova e de esperança que Jesus nos vai oferecer.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A verdade e a liberdade são amigas íntimas

Peçamos, hoje, ao Espírito Santo, a graça de entendermos de uma vez por todas que somente a verdade nos conduz à liberdade. "Conhecereis a verdade e a verdade fará de vós homens livres" (Jo 8,32).

O inimigo de Deus, muitas vezes, coloca em nós medo da verdade, porque ele é o pai da mentira e quer que vivamos atrelados a ele. O Senhor nos criou para a liberdade e precisamos viver como filhos livres na casa do Pai.

Algo que escraviza e atormenta os filhos de Deus é o medo, mas o Senhor vai nos dizer em muitas passagens na Bíblia: "Não temas!" Viver com medo é viver pela metade e o Senhor veio a este mundo para que tenhamos vida plena. Reze, hoje, incessantemente com esta passagem bíblica:

"Tudo posso naquele que me fortalece" (Fl 4,13).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Por que tudo ao mesmo tempo?

Preste atenção!
Conseguimos piorar imensamente as situações difíceis, todas as vezes em que teimamos em resolvê-las prematura e imediatamente.
Compreenda que não existe solução fácil para problema difícil; e que, na maioria das vezes, soluções difíceis são também resultado de paciente espera. Quem precisa imprimir um novo ritmo na vida é você e não pessoas ou circunstâncias!
É por isso que – quando a gente não sabe o que fazer – o melhor é não fazer nada!
Aprenda a expressar e conviver com sua inabilidade de resolver tudo e saber que existem coisas sem solução imediata. Quem teima em resolver tudo agora é você.
Já percebeu? Saber esperar... grande tesouro!!!
Você entendeu???
Fonte: C.N.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Paralisia espiritual?

Toda a vida humana é alimentada pelo perdão de Deus. Através do Sacramento do Batismo, Deus apaga toda a marca do pecado original, e no decorrer de nossa vida, até o momento de nossa morte, somos alimentados pelo perdão de Deus. É pela bondade divina que nós, como seus filhos, vamos aprendendo a ter um coração como o d'Ele. ''Sede misericordiosos, como é misericordioso o vosso Pai. Perdoai e sereis perdoados .com a medida com que medirdes sereis medidos'' (Lucas 6,36.37c-38b).

O nosso perdão não é completo se não visar esquecer o mal que o outro cometeu contra nós.
''Sede benévolos uns com os outros, misericordiosos, perdoando-vos mutuamente como vos perdoou Deus em Cristo'' (Efésios 4,32).

Quem não se exercita em perdoar e em pedir perdão fica paralisado na sua vida espiritual.

Sejamos generosos no amor e andemos com passos largos na caridade. Deixando-nos iluminar pela luz de Cristo!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Por que me sinto tão vazio?

Andamos nos sentindo vazios, provavelmente, porque nos demoramos pouco com o que, na verdade, é capaz de preencher nossa vida. Olhamos pouco nos olhos uns dos outros, não é verdade? Dedicamos pouco tempo com as pessoas que nos preenchem de vida e amor; gastamos pouco tempo celebrando alegrias que são fortes e capazes de inundar a alma.

Andamos muito apressados, atarefados e, como resultado, colhemos este vazio que a gente nem sabe explicar direito.

Entendeu?... Acho que você já sabe o que tem que fazer! Gaste um pouquinho mais de tempo com o que tem valor e verá os resultados!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O Senhor está à sua porta

"Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'" (Lucas 17,10).

Alguns me chamam de "Jonas da Bíblia" e esse contato com a Palavra de Deus me faz entender que nenhum servo é insubstituível; é uma tendência nossa achar que somos insubstituíveis. No entanto, exatamente porque nós somos substituíveis, temos de fazer bem o que o Senhor quer. Se eu não realizo com perfeição aquilo que me é pedido – o Senhor vai me substituir. E Deus diz também o mesmo a você. Seja em que área for que você atua – você é mais do que um profissional, você é um servo. Você não precisa ser melhor que os outros, mas melhor para os outros.

A terrível verdade é que sempre queremos ser os melhores e nos orgulhamos até mesmo de nossa fé e dons. Uns dizem: "Sou batizado no Espírito, oro, conheço a Palavra, tenho vários dons, sou dirigente, já fui a vários congressos fora do país..." É o mesmo que dizer, como está nesta passagem: “Sou rico, enriqueci-me, de nada mais preciso” (Apocalipse 3, 17a). E o Senhor nos diz: "Não sabes que tu és miserável, digno de lástima, pobre, cego e nu" (Ap 3,17b). Veja como o Senhor continua:

"Eu repreendo e castigo aqueles que amo. Reanima, pois, o teu zelo e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos" (Ap 3,19-20).

Jesus está batendo forte à sua porta. É preciso abri-la. Mas, para isso, antes temos de deixar nosso orgulho aos pés do Senhor. E se a abrirmos, Ele entrará e ceará conosco. Somente assim, sairemos da situação infeliz em que estamos e seremos fortes no Senhor.

Monsenhor Jonas Abib

sábado, 8 de dezembro de 2007

A Imaculada Conceição

A santidade do Filho é causa da santificação antecipada da Mãe



No ponto central da história da salvação se dá um acontecimento ímpar em que entra em cena a figura de uma Mulher. Portanto, devia ser também por meio da mulher que a salvação chegasse à terra.

“Na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho ao mundo nascido de uma mulher” (Gl 4,4).


Maria foi concebida no seio de sua mãe, Santa Ana, sem o pecado original. Como disse o cardeal Suenens:


“A santidade do Filho é causa da santificação antecipada da Mãe, como o sol ilumina o céu antes de ele mesmo aparecer no horizonte”.


O Senhor antecipou para Maria, a “bendita entre todas as mulheres”, a graça da Redenção, que seu Filho conquistaria com Sua Paixão e Morte. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto da Redenção de Jesus.


Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX declarava "Dogma de Fé" a doutrina que ensina ter sido a Mãe de Deus concebida sem mancha por um especial privilégio divino.

Na Bula “Ineffabilis Deus”, o Sumo Pontífice afirma:
“Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis”.


A definição do Dogma da Imaculada Conceição foi cercada de fatos muito significativos. Já existia a devoção dos fiéis a esse privilégio de Maria, afirmado na S. Liturgia em obras teológicas, quando aos 17/11/1830 uma Irmã de Caridade de Paris, Catarina Labouré, que foi canonizada em 27 de julho de 1947 pelo Papa Pio XII, em oração viu Nossa Senhora. Ela declara:
"Os seus pés repousavam sobre o globo terrestre; de suas mãos voltadas para a terra jorravam feixes de luz. Formou-se em torno da Virgem uma moldura oval, sobre a qual se liam em letras de ouro estas palavras: 'Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós'".


A Religiosa recebeu também a ordem de mandar cunhar uma medalha de acordo com tal modelo. Informado da ocorrência, o arcebispo de Paris, Monsenhor de Quélen, permitiu a cunhagem da medalha, que se propagou rapidamente e ficou conhecida como a "medalha milagrosa". Tais fatos só fizeram aumentar no espírito dos cristãos a devoção à Imaculada e o desejo de que se definisse o dogma respectivo. Numerosos e insistentes pedidos foram encaminhados à Santa Sé nesse sentido.


Pio IX mandou estudar o assunto por parte de bispos e teólogos e resolveu, finalmente, proceder à definição aos 08/12/1854 na basílica de São Pedro em presença de mais de duzentos bispos e uma enorme multidão de fiéis. E menos de quatro anos após a definição do Dogma da Imaculada, deu-se um acontecimento, que contribuiu extraordinariamente para confirmar a palavra do Papa: as dezoito aparições de Lourdes, de 11/02 a 16/07 de 1858. Sendo que a 25/03 a Bem-aventurada Virgem declarou expressamente ser a Imaculada Conceição. Era como o eco da aparição a Santa Catarina Labouré e uma resposta à declaração do Papa em 1854.

O Catecismo da Igreja Católica afirma:
“Na descendência de Eva, Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Mãe de Seu Filho. ‘Cheia de graça’, ela é o fruto mais excelente da Redenção desde o primeiro instante de sua concepção; foi totalmente preservada da mancha do pecado original e permaneceu pura de todo pecado pessoal ao longo de sua vida” (§ 508).


O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um marco fundamental da fé porque, entre outras coisas, define claramente a realidade do pecado original, o qual, às vezes, é contestado por alguns teólogos modernos, em discordância com o Magistério da Igreja.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Por que meus relacionamentos são tão frágeis?

Não tenho dúvida! Amadurecemos os nossos relacionamentos quando abrimos o livro de nossa vida e somos capazes de contar nossas aventuras, as experiências tristes que tivemos, nossos sonhos e os maiores desafios.

Enquanto não permitirmos que as pessoas passem a morar dentro de nós e vice-versa, teremos somente a impressão de conhecê-las. Mais importante que conhecê-las é permitir que elas passem a morar dentro de nós.

Assim, os relacionamentos amadurecem.

C.N.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Por quem sua vida é sustentada?

A cada manhã que desperta, o amor do Senhor renova-se por você e por mim. Quando acordamos, nossa atitude precisa ser de louvor pelo dom da nossa vida. Pouco a pouco, vamos compreendendo que fomos criados por Deus, e é Ele quem nos mantém vivos a cada momento. Você já parou para pensar nisso?

Somos completamente dependentes de Deus; todas as fibras do nosso ser precisam d'Ele. Tudo o que temos recebemos d'Ele.

Diante de tudo isso, só podemos ter um coração cheio de gratidão a Deus e nos tornarmos seus discípulos, como as mulheres que seguiam Jesus após serem alcançadas pela misericórdia d'Ele.

"Maria, chamada Madalena, da qual tinha saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam" (Lc 8,2b.3).

Agradeçamos ao Senhor pelo dom da vida e pelo ar que respiramos, porque são graças de Deus.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Você sabe tomar decisões?

Uma das atitudes mais importantes da vida é a coragem de se decidir pelo bem, pela verdade. É importante assumirmos a nossa identidade de filhos de Deus, num mundo de antivalores, o qual classifica os homens pelo que têm e não pelo que são.

Precisamos constantemente tomar decisões acertadas e, quando errarmos, corajosamente, assumir os nossos erros com serenidade, pedindo perdão.

Somente somos capazes de tomar pequenas ou grandes decisões, quando nos deixamos impulsionar pela força do Espírito Santo, assim como o próprio Jesus:
“Naquele tempo, Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito Santo, e sua força espalhou-se por toda a redondeza” (Lc 4,14).

Peçamos hoje a Jesus a graça de sermos cheios do Espírito Santo.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A graça está no que acontece

Precisamos enxergar as perdas e desilusões sob a ótica do amor de Deus

Muitas vezes nos questionamos e entristecemos diante das contrariedades que nos acontecem. Não é raro gastarmos um grande espaço de tempo procurando entender tais situações e nos perguntando: Por que a vida tem que ser assim? Por que as coisas aconteceram assim e não de outra forma? É difícil manter-se estruturado quando as coisas não saem da maneira que planejamos; mas, é preciso compreender que em tudo o que nos acontece se aloja um recado do Criador para nós.


É no real, no concreto de nossa vida, que Deus age e nos molda. O Senhor não deseja nosso mal, todavia, Ele se aproveita até das escolhas erradas que fazemos e dos sofrimentos que nos assolam, para nos formar e fazer crescer.


É preciso enxergar na realidade a ação de Deus, e é necessário contemplar a realidade como olhos de realidade, sem máscaras e ilusões. Por mais duras que sejam as situações que nos aconteceram, é preciso entender que estas portam algo de novo e que têm muito a nos ensinar. Muitas vezes, é somente a partir da destruição de coisas antigas que uma obra nova pode nascer.
A graça está no que acontece, e não no que gostaríamos que acontecesse... Por mais que não compreendamos nossas perdas e desilusões, precisamos enxergá-las sob a ótica do amor de Deus, desvelando assim o que o Senhor diz e faz, mesmo em meio a tais situações.


Principalmente no "campo minado" de nossos relacionamentos e afetos, experienciamos ausências e dores que provocam em nós um vazio sem significação... Contudo, aprendemos muito quando temos sensibilidade para entender que as pessoas não têm a obrigação de nos amar da maneira que desejamos e que não podemos escravizá-las em nossas carências.

É a verdade contida em nossas experiências que nos faz crescer e entender o que somos e o que Deus tem para nós. Só Deus nos basta; e com Ele o ser é capaz de enfrentar sua realidade e superar suas decepções, reconstruindo assim a capacidade de amar e de acreditar na vida.


Que as lágrimas da dor não nos roubem a esperança do amor. Creiamos que o real é o espaço do crescer e que mesmo aquilo, que hoje nos frustra, poderá nos fazer crescer e ser mais.

É necessário acreditar sempre na força do bem e do amor, os quais nos fazem enxergar a vida com sobriedade, assumindo a verdade e perpetuando a tarefa de iluminar, na força do Espírito Santo, toda e qualquer situação de nossa história.


Extraiamos – do que vivemos no hoje – a graça que Deus reservou para nós e cooperemos com Ele na construção, mesmo partindo das ruínas, do novo ser que Ele deseja compor em nós.


C.N.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Por que ainda me irrito quando devo esperar?

Como o andar de bicicleta, a gente aprende a esperar, esperando! Portanto, são as situações da vida, o instrumento mais eficaz para este aprendizado.

Não falo de um esperar em Deus, tão necessário à nossa vida espiritual. Estou bem mais embaixo! Falo sobre esperar um ônibus, uma carona, uma pessoa que foi e disse que já voltava, um telefonema que não retorna e uma série de circunstâncias que estão sempre dizendo que temos muita pressa e que somos irritados.

Concluo dizendo que só sabe esperar quem descobriu o valor do tempo e, nele, o sentido da vida. Creio, sem medo de errar, que, em toda e qualquer situação, é o tempo e sua consciência a escola mais dura e eficaz para aprender a esperar. Quem souber dele aproveitar, vai crescer; quem com ele se irritar, estará em suas mãos!

C.N.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Liturgia 02/12/2007

I Domingo do Advento - Ciclo A
Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia
e dai-nos a vossa salvação

A liturgia deste I Domingo do Advento apresenta um apelo veemente à vigilância. O cristão não deve instalar-se no comodismo, na passividade, no desleixo, na rotina; mas deve caminhar, sempre atento e sempre vigilante, preparado para acolher o Senhor que vem e para responder aos seus desafios.

A primeira leitura convida os homens – todos os homens, de todas as raças e nações – a dirigirem-se à montanha onde reside o Senhor… É do encontro com o Senhor e com a sua Palavra que resultará um mundo de concórdia, de harmonia, de paz sem fim.

A segunda leitura recomenda aos crentes que despertem da letargia que os mantém presos ao mundo das trevas (o mundo do egoísmo, da injustiça, da mentira, do pecado), que se vistam da luz (a vida de Deus, que Cristo ofereceu a todos) e que caminhem, com alegria e esperança, ao encontro de Jesus, ao encontro da salvação.

O Evangelho apela à vigilância. O crente ideal não vive mergulhado nos prazeres que alienam, nem se deixa sufocar pelo trabalho excessivo, nem adormece numa passividade que lhe rouba as oportunidades; o crente ideal está, em cada minuto que passa, atento e vigilante, acolhendo o Senhor que vem, respondendo aos seus desafios, cumprindo o seu papel, empenhando-se na construção do “Reino”.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Fuja das inquietações do coração

Se perdermos a paz do coração deveremos fazer tudo para recuperá-la.

É importante sabermos que – por disposição do nosso Pai e Criador – nenhum acontecimento deste mundo é razão para que percamos ou turbemos a paz do nosso coração.

Sabendo que Deus está conosco – atravessaremos todas as tribulações com paz no coração – e suportaremos, com a alma tranqüila, todas as amarguras e contrariedades desta vida.

Por isso, quando percebermos que alguma coisa começa a nos inquietar, não demoremos em tomar a arma da oração para nossa defesa. Uma garantia que temos contra as inquietações do coração é manter sempre a mente elevada para as coisas de Deus.

Peçamos, hoje, a Jesus que nos conceda a graça de sermos homens e mulheres de paz.