segunda-feira, 31 de março de 2008

Meditação na palavra do Senhor

Aprendamos a dialogar com o Senhor
após meditar sua Palavra

A palavra meditar, que parece estar na “onda”, mas com significados bem diferentes dos que a tradução católica lhe deu ao longo dos séculos, quer dizer: acolher a Palavra, confrontar-se com a Palavra. É um encontro sereno e tranqüilo, com o Deus da vida que entra e começa a fazer parte da nossa história. Como digo sempre, “não podemos ser só ouvintes da Palavra, mas praticantes”. Só ao praticar o que cremos é que mostramos a nossa fé e autenticidade e nos tornamos testemunhas qualificadas diante de Deus.

Hoje em dia, fala-se muito da “lectio divina”, que não é outra coisa senão a escuta da Palavra, que deve ser meditada, rezada, contemplada e vivida..

São cinco palavras-chave que não podemos esquecer:

Ler a Palavra;

Meditar a Palavra;

Rezar a Palavra;

Contemplar a Palavra;

Viver a Palavra.

Sem interiorização da Palavra de Deus, não há vida espiritual.

Nada há de melhor depois de termos lido, meditado a Palavra do Senhor, do que dialogar com Ele, abrindo nosso coração para lhe dizer tudo o que se passa em nós. É no diálogo amoroso, onde amamos e nos sentimos amados que todos os traumas são superados e vencidos para sempre. Deus, na verdade, é o melhor psicólogo, aquele que nos cura em profundidade. Ele nos conhece e sabe de que e como somos feitos.

A leitura ou a escuta da Palavra de Deus nos provoca e nos leva necessariamente a falar com Deus, ou melhor, a abrir-lhe o nosso coração com toda simplicidade. Estamos "de coração nas mãos", como diz o povo, e colocamos no coração de Deus tudo o que se passa dentro de nós. Toda cura e toda terapia se realizam pelo diálogo, por meio do qual assumimos a nossa realidade de pecadores. Todo trauma colocado diante de Deus – com confiança – se torna “mosquito”, perturba mas não atrapalha, porque o amor de Deus é maior do que nós. Ele vai queimando tudo no fogo de seu amor e nos libertando para que possamos viver na dignidade de filhos e filhos muito amados.

Mas tudo começa pelo diálogo. Sem este seremos incompletos, fugitivos e a nossa vida não terá sentido. É o amor que flui em nós e canta como água cristalina que borbulha na sua nascente. Não tenhamos medo de Deus, Ele nos ama e o seu amor nos “restaura”!

domingo, 30 de março de 2008

Liturgia 30/03/2008

II Domingo da Páscoa - Ano A
Domingo da Divina Misericórdia
"Porque Me viste, acreditaste;
felizes os que acreditam sem terem visto"

A liturgia deste II Domingo da Páscoa apresenta-nos essa comunidade de Homens Novos que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a Igreja. A sua missão consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição.


Na primeira leitura
temos, na “fotografia” da comunidade cristã de Jerusalém, os traços da comunidade ideal: é uma comunidade fraterna, preocupada em conhecer Jesus e a sua proposta de salvação, que se reúne para louvar o seu Senhor na oração e na Eucaristia, que vive na partilha, na doação e no serviço e que testemunha - com gestos concretos - a salvação que Jesus veio propor aos homens e ao mundo.


A segunda leitura recorda aos membros da comunidade cristã que a identificação de cada crente com Cristo - nomeadamente com a sua entrega por amor ao Pai e aos homens - conduzirá à ressurreição. Por isso, os crentes são convidados a percorrer a vida com esperança (apesar das dificuldades, dos sofrimentos e da hostilidade do “mundo”), de olhos postos nesse horizonte onde se desenha a salvação definitiva.

No Evangelho sobressai a idéia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Quem sabe o que é misericórdia?

Misericórdia é a qualidade própria do coração que conhece a humanidade e não tem medo; ao contrário, sente-se irresistivelmente atraído pelo que ela representa.

É ser capaz de abraçar quem tem vergonha de si mesmo, beijar quem tem nojo de sua história, acolher a quem já ouviu que não possui mais lugar no mundo e no coração de alguém. Sabe o que é e tem misericórdia quem sabe vestir a miséria do outro com o próprio coração.

Fonte: C.N.

quinta-feira, 27 de março de 2008

"A VIDA É BELA!"

A vida não é feita só de testes, é preciso arriscar!
Mas para isso é preciso coragem, não é facil ousar.
Existe um dom natural que todos temos,
Nossas escolhas vão dizer para onde iremos.
Mas só depende de onde quer chegar,
Pois suas escolhas sempre irão te acompanhar.
Então, cuidado quando for escolher,
Pois muitos conseguem e muitos não,
Uns só se dão bem na vida e outros não,
Alguns desistam e outros nem tentam.
A coragem é aliada da dor,
Pois os corajosos sempre sofrem, Na maioria, por amor.
Mas quem disse que tem de ser assim?
Só depende de você e de mim.
Mas será que com tantos obstáculos que a vida nos traz,
Com tantas perguntas que ela nos faz,
Iremos conseguir alcançar os preciosos objetivos de vencer?
A resposta no momento não terá,
Ela está em você, deixe-a crescer.
Não deixe de ousar,
Pois não sabe o quanto irá durar.
Por isso, arrisque!
Afinal,
A vida, é uma caixinha de surpresas!
Então,
Esqueça os obstáculos,
Esqueça os problemas,
Se importe com as coisas mais simples da vida,
Crie uma meta à ser seguida.
Agradesça a Deus por ela
E sinta...Que a vida é bela!


**DANI CRIS & NELSON GENTIL**
***TODOS OS DIREITOS RESERVADOS***

quarta-feira, 26 de março de 2008

Pinte a Vida com o Seu Sentimento...


As cores, Deus as inventou quando menino, por certo.
E brincava com elas com a mesma paixão e sem cerimônia de quem, um dia, ainda faria tudo o que existe.
Misturando umas às outras e esparramando-as pelo firmamento, punha-se a imaginar planícies e bichos, montanhas e mar, passarinhos e canções, poentes e pirulitos.
Às vezes, quando não saia a correr com as luzes pelo infinito, passava manhãs inteiras, fechado, em silêncio, em seu universo, a encher-se de luz, a cada nova cor que descobria.
Ora lhe pareciam solenes como deveriam ser as florestas, ora preciosas como desejava pérolas e joaninhas.
Mas o que mais o encantava nas cores era o fato de serem cores simplesmente e, todavia, brincarem com seus olhos, darem asas a seus sonhos e povoarem sua alma de sentimentos.
Se um dia criasse o mundo, ele pensava, haveria de dar-lhe cores.
E se houvessem pessoas nesse mundo, haveria de dar a elas a capacidade de perceberem, nas cores, a mesma magia que ele testemunhava.
Percebê-las significaria terem as cores dentro delas: almas coloridas, corações de aquarela.
Assim saberiam reconhecer na própria vida toda maravilha que ela encerra.
Outra vez, como num sonho, teve uma visão de arco-íris.
As próprias pessoas teriam o dom de serem cores.
E de alegrarem-se umas às outras, de encantarem-se umas às outras, de amarem-se em gestos de luz.
A felicidade seria a tradução desse desejo.
Ah como ele gostaria de ver, um dia, todas as pessoas felizes.
Haveria cor em profusão, luzes em toda a terra, nunca mais a escuridão.
Assim seja menino.

terça-feira, 25 de março de 2008

Anunciação do Senhor

Neste dia, a Igreja festeja solenemente o anúncio da Encarnação do Filho de Deus. O tema central desta grande festa é o Verbo Divino que assume nossa natureza humana, sujeitando-se ao tempo e espaço.

Hoje é o dia em que a eternidade entra no tempo ou, como afirmou o Papa São Leão Magno: "A humildade foi assumida pela majestade; a fraqueza, pela força; a mortalidade, pela eternidade."

Com alegria contemplamos o Mistério do Deus Todo-Poderoso, que na origem do Mundo cria todas as coisas com sua Palavra, porém desta vez escolhe depender da Palavra de um frágil ser humano, a Virgem Maria, para poder realizar a Encarnação do Filho Redentor:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem e disse-lhe: ‘Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.’ Não temas , Maria, conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Maria perguntou ao anjo: ‘Como se fará isso, pois não conheço homem?’ Respondeu-lhe o anjo:’ O Espírito Santo descerá sobre ti. Então disse Maria: ‘Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tu palavra’" (cf. Lc 1,26-31.34s.38).

Sendo assim, hoje é o dia de proclamarmos: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14a). E fazermos memória do início oficial da Redenção de TODOS, devido à plenitude dos tempos. É o momento histórico, em que o SIM do Filho ao Pai precedeu o da Mãe: "Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10,7). Mas não suprimiu o necessário SIM humano da Virgem Santíssima.

Cumprindo desta maneira a profecia de Isaías: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14). Por isso rezemos com toda a Igreja:

"Ó Deus, quisestes que vosso Verbo se fizesse homem no seio da Virgem Maria; dai-nos participar da divindade do nosso Redentor, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Por nosso Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo".

segunda-feira, 24 de março de 2008

'Queremos ver Jesus'

Cada atitude nossa, cada reação, mesmo as mais diferentes, que nós não somos capazes de compreender, expressam este desejo do nosso coração: "Queremos ver Jesus".

O Senhor caminha conosco lado a lado em todos os momentos da nossa vida e, muitas vezes, não somos capazes de reconhecê-Lo. "Disse Filipe: 'Senhor, mostra-nos o Pai, e isso basta!' Jesus respondeu: 'Há quanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: Mostra-nos o Pai?'" (Jo 14,8-9).

Em nosso interior há um desejo profundo de ver Jesus, mesmo quando não sabemos traduzir a linguagem do nosso coração e da nossa alma.

Peçamos, hoje, ao Senhor a graça de sermos sensíveis a Sua presença na nossa vida e de contemplá-Lo em todas as situações concretas ao longo deste dia.

Fonte: C.n.

domingo, 23 de março de 2008

Páscoa do Senhor

Páscoa do Senhor - Ano A
Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado:
celebremos a festa do Senhor.

A liturgia do Domingo de Páscoa celebra a ressurreição e garante-nos que a vida em plenitude resulta de uma existência feita dom e serviço em favor dos irmãos. A ressurreição de Cristo é o exemplo concreto que confirma tudo isto.

A primeira leitura apresenta o exemplo de Cristo que “passou pelo mundo fazendo o bem” e que, por amor, Se deu até à morte; por isso, Deus ressuscitou-O. Os discípulos, testemunhas desta dinâmica, devem anunciar este “caminho” a todos os homens.

A segunda leitura convida os cristãos, revestidos de Cristo pelo Batismo, a continuarem a sua caminhada de vida nova, até à transformação plena que acontecerá quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última fronteira da nossa finitude.

O Evangelho coloca-nos diante de duas atitudes face à ressurreição: a do discípulo obstinado, que se recusa a aceitá-la porque, na sua lógica, o amor total e a doação da vida não podem nunca ser geradores de vida nova; e o discípulo ideal, que ama Jesus e que, por isso, entende o seu caminho e a sua proposta - a esse não o escandaliza nem o espanta que da cruz tenha nascido a vida plena, a vida verdadeira.

sábado, 22 de março de 2008

Sábado Santo

Sábado Santo - Vigília Pascal
Cristo ressuscitou e sua vida é para sempre


“Jesus jaz na tumba e os apóstolos crêem que tudo terminou. Todo o dia de sábado seu corpo descansa no sepulcro. Porém, sua mãe, Maria, se lembra do que disse seu filho: Ao terceiro dia ressuscitarei. Os Apóstolos vão chegando a seu lado, e Ela lhes consola.

O Sábado Santo é um dia de luto imenso, de silêncio e de espera vigilante da Ressurreição. A Igreja em particular recorda a dor, a valentia e a esperança da Virgem Maria.

Ela representa a angústia de uma Mãe que tem entre seus braços seu Filho morto, porém não se pode esquecer neste momento, Ela é a única que conserva em seu coração as palavras do ancião Simeão, que bem profetizou que Cristo seria sinal de contradição e uma espada lhe transpassaria a alma, também indicou que Jesus seria sinal de ressurreição.
O que os discípulos tinham esquecido, Maria conservava no coração: a profecia da ressurreição ao terceiro dia. E Maria esperou até o terceiro dia.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Sexta-Feira Santa

Paixão do Senhor
A mãe de Jesus permanecia
em pé próxima à cruz

A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama imenso da morte de Cristo no Calvário. A cruz erguida sobre o mundo segue de pé como sinal de salvação e de esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que lhe traspassou o lado.

São João, teólogo e cronista da paixão nos leva a contemplar o mistério da cruz de Cristo como uma solene liturgia. Tudo é tão digno, solene, simbólico em sua narração: cada palavra, cada gesto.

A Mãe estava ali, junto à Cruz, como mãe e discípula que seguiu em tudo a sorte de seu Filho, sinal de contradição como Ele, totalmente ao seu lado. Mas solene e majestosa como uma Mãe, a mãe de todos, a nova Eva, a mãe dos filhos dispersos que ela reúne junto à cruz de seu Filho.

A palavra de seu Filho que prolonga sua maternidade até os confins infinitos de todos os homens. Mãe dos discípulos, dos irmãos de seu Filho. A maternidade de Maria tem o mesmo alcance da redenção de Jesus. Maria contempla e vive o mistério com a majestade de uma Esposa, ainda que com a imensa dor de uma Mãe. São João a glorifica com a lembrança dessa maternidade. Último testamento de Jesus. Última dádiva. Segurança de uma presença materna em nossa vida, na de todos. Porque Maria é fiel à palavra: Eis aí o teu filho.

quinta-feira, 20 de março de 2008

A conquista da nossa verdadeira Páscoa

A Palavra de Deus, que testemunha a Ressurreição de Jesus, nos relata também a Sua segunda vinda gloriosa. E nós estamos entre esses dois eventos maravilhosos, buscando em cada Páscoa a nossa ressurreição e a vida nova. Ao mesmo tempo nos voltamos para a feliz expectativa da vinda de Jesus em glória e nos deixamos transformar a cada dia pela ação poderosa do Espírito Santo que nos foi dado. Veja bem: o mesmo Espírito Santo – nos atestam as Sagradas Escrituras – que ressuscitou Jesus dos mortos nos foi dado e habita em nós, para realizar em cada um a Ressurreição de Cristo e nos conduzir para a vida nova.

Juntos, vamos conquistar a nossa verdadeira Páscoa: a passagem para céus novos e uma terra nova que o Senhor preparou para nós e que precisamos conquistar.

Monsenhor Jonas Abib

quarta-feira, 19 de março de 2008

Reconcilie-se com o Senhor

"Jesus foi ferido por causa de nossas iniqüidades" (Isaías 53,5).

Deus nos dá a maior e mais preciosa riqueza ao habitar em nós. Em todos os momentos do nosso dia Ele está ao nosso lado e sempre está presente – facilitando nosso caminho e nos protegendo. Mandá-Lo embora de nossas vidas é a pior de todas as tragédias; é pecado.

O pecado trouxe o sofrimento e a morte ao mundo, cada vez que pecamos tornamos o mundo menos feliz.

Coloque-se na presença de Deus. Vá em espírito àquele tempo em que começou a pecar; preste atenção especialmente na sua ingratidão para com o Senhor. Peça perdão de seus pecados e lance-se aos pés d’Aquele que é o seu Senhor.

Nosso Senhor instituiu o sacramento da confissão para purificar a nossa alma, não deixe que o seu coração fique manchado pelo pecado por muito tempo. Confessar-se é o melhor remédio. Neste dia, se não for possível fazê-lo, não desanime nem desista, busque o melhor dia o quanto antes para se reconciliar com o Senhor. Ele está esperando por você!

Fonte: C.n.

terça-feira, 18 de março de 2008

"DISTRAÇÃO" NÃO ESTÁ NO PLANO DE DEUS...

O Diabo convocou uma Convenção Mundial de demônios. Em seu discurso de abertura, ele disse:

* Não podemos impedir os cristãos de irem às reuniões da igreja.
* Não podemos impedi-los de lerem as suas Bíblias e conhecerem a verdade. Nem mesmo podemos impedi-los de formarem um relacionamento íntimo com o seu Salvador.
* E, uma vez que eles ganham essa conexão com Jesus, o nosso poder sobre eles está quebrado.
* Então, vamos deixá-los ir para as suas reuniões; vamos deixá-los com os almoços e jantares que nelas organizam.
MAS, vamos roubar-lhes o tempo que têm, de maneira a que não sobre tempo algum para desenvolver um relacionamento com Jesus Cristo.


O que quero que vocês façam é o seguinte', disse o diabo:

* Distráia-os ao ponto de que não consigam aproximar-se do seu Salvador, para manterem essa conexão vital durante o dia todo!

- Como vamos fazer isto? Gritaram os seus demônios.

* Mantenham-os ocupados nas coisas não essenciais da vida, e inventem inumeráveis assuntos e situações que ocupem as suas mentes, respondeu-lhes ele.
* Tentem-os a gastarem, gastarem, gastarem, e tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado.
* Persuadam as suas esposas a irem trabalhar durante longas horas, e os maridos a trabalharem de 6 a 7 dias por semana, durante 10 a 12 horas por dia, a fim de que eles tenham capacidade financeira para manter os seus estilos de vida fúteis e vazios.
* Criem situações que os impeçam de passar algum tempo com os filhos.
À medida em que suas famílias se forem fragmentando, muito em breve seus lares já não mais oferecerão um lugar de paz para se refugiarem das pressões do trabalho.
* Estimulem suas mentes com tanta intensidade, que eles não possam mais escutar aquela voz suave e tranquila que orienta seus espíritos.
* Induzam todos a ligarem o radio ou o toca-fitas sempre que estiverem dirigindo. Que a TV, o Vídeo, os CDs e os PCs estejam sempre ligados, (uns ou outros...) constantemente em seus lares, e providenciem que todas as lojas e todos os restaurantes do mundo toquem constantemente música que não seja bíblica.Isto entupirá as suas mentes e quebrará aquela união com Cristo.
* Encham as mesinhas de centro de todos os lugares com revistas e jornais.
* Bombardeiem as suas mentes com noticias, 24 horas por dia.
* Invadam os momentos em que estão dirigindo , fazendo-os prestar atenção à cartazes chamativos.
* Inundem as caixas de correio deles com papéis totalmente inúteis, catálogos de lojas que oferecem vendas pelo correio, loterias, bolos de apostas, ofertas de produtos gratuitos, serviços, e falsas esperanças.
* Mantenham lindas e delgadas modelos nas revistas e na TV, para que seus maridos acreditem que a beleza externa é o que é importante, e eles se tornarão mal satisfeitos com suas próprias esposas.
* Mantenham as esposas demasiadamente cansadas para amarem seus maridos à noite, e dê-lhes dores de cabeça também.
Se elas não dão à seus maridos o amor que eles necessitam, eles então começam a procurá-lo em outro lugar, e isto, sem dúvida, fragmentará as suas famílias rapidamente.
* Dê-lhes Papai Noel e a Festa de Natal, para distraí-los da necessidade de ensinarem aos seus filhos, o significado real da morte e ressurreição do Senhor Jesus.* Dê-lhes o Coelho da Páscoa, para que eles não falem sobre a ressurreição de Jesus, e o Seu poder sobre o pecado e a morte.
* Até mesmo quando estiverem se divertindo, se distraindo, que seja tudo feito com excessos, para que ao voltarem dali estejam exaustos!
* Mantenha-os de tal modo ocupados que nem pensem em ir andar ou ficar na natureza, para refletirem na criação de Deus. Ao invés, mande-os para Parques de Diversão, acontecimentos esportivos, peças de teatro, concertos e ao cinema. Mantenha-os ocupados, ocupados, ocupados!
* E, quando se reunirem para um encontro, ou uma reunião espiritual, envolva-os em mexericos e conversas sem importância, para que, ao saírem, o façam com as consciências pesadas.
* Encham as vidas de todos eles com tantas causas nobres e importantes a serem defendidas que não tenham nenhum tempo para buscarem o poder de Jesus. Muito em breve, eles estarão buscando em suas próprias forças, as soluções para seus problemas, e para as causas que defendem, sacrificando sua saúde e suas famílias pelo bem da causa.


- Isto vai funcionar!! Vai funcionar!! Este era um 'senhor' plano!!

Os demônios ansiosamente partiram para cumprirem as determinações do chefe, fazendo com que os cristãos, em todo o mundo, ficassem mais ocupados, e mais apressados, indo daqui para ali, e vice-versa. Tendo muito pouco tempo para Deus e para suas famílias. Não tendo nenhum tempo para contar a outros sobre o poder de Jesus para transformar vidas.

Creio que a pergunta é: teve o diabo sucesso nas suas maquinações?

Seja você o juiz !!!!

Ocupado, significa: 'Estar sob o jugo dele?
Por favor, passe isto adiante, se você não estiver muito 'OCUPADO'.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Quem O encontra, vida nova encontrou

Estamos dentro da Semana Santa, a semana das semanas. Fiquemos unidos a Jesus e guardemos silêncio dentro de nós, para vivermos com profundidade o mistério da nossa salvação. Vamos fazer hoje a experiência de deixá-Lo entrar no nosso trabalho, na nossa família, nos nossos relacionamentos, nas nossas dúvidas, em todas as áreas da nossa vida?

Com certeza não ficaremos decepcionados, porque o Senhor sabe fazer as mudanças certas, na hora certa e, com certeza, porá ordem na nossa vida. Onde Jesus está, tudo muda, e quem O aceita, encontra vida e vida em abundância.

"Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor" (Sl 26).

Jesus, queremos viver santamente esta grande semana, por isso, auxilia-nos com a tua graça.

Fonte: C.n.

domingo, 16 de março de 2008

Liturgia 16/03/2008

Domingo de Ramos
Cristo obedeceu até à morte e morte de cruz.
Por isso Deus O exaltou e Lhe deu um nome
que está acima de todos os nomes.


A liturgia do Domingo de Ramos convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. A cruz (que a liturgia deste domingo coloca no horizonte próximo de Jesus) apresenta-nos a lição suprema, o último passo desse caminho de vida nova que, em Jesus, Deus nos propõe: a doação da vida por amor.

A primeira leitura apresenta-nos um profeta anônimo, chamado por Deus a testemunhar no meio das nações a Palavra da salvação. Apesar do sofrimento e da perseguição, o profeta confiou em Deus e concretizou, com teimosa fidelidade, os projetos de Deus. Os primeiros cristãos viram neste “servo” a figura de Jesus.

A segunda leitura apresenta-nos o exemplo de Cristo. Ele prescindiu do orgulho e da arrogância, para escolher a obediência ao Pai e o serviço aos homens, até ao dom da vida. É esse mesmo caminho de vida que a Palavra de Deus nos propõe.

O Evangelho
convida-nos a contemplar a paixão e morte de Jesus: é o momento supremo de uma vida feita dom e serviço, a fim de libertar os homens de tudo aquilo que gera egoísmo e escravidão. Na cruz, revela-se o amor de Deus - esse amor que não guarda nada para si, mas que se faz dom total.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Um desafio de Deus

Não é engraçado como R$ 10,00 parece tanto quando o levamos à igreja e tão pouco quando vamos ao shopping.
Não é engraçado como uma hora é tão longa quando servimos a Deus, mas tão curta quando assistimos a um jogo de futebol?
Não é engraçado como não achamos as palavras quando oramos, mas elas estão sempre na ponta da língua para conversarmos com um amigo?
Não é engraçado sentirmos tanto sono ao ler um capítulo da Bíblia, mas é fácil ler 100 páginas do último romance de sucesso?
Não é engraçado como queremos sempre as cadeiras da frente no teatro ou num show, mas sempre sentamos no fundo da igreja?
Não é engraçado como precisamos de 2 ou 3 semanas de antecedência para agendar um compromisso na igreja, mas para outros programas estamos sempre disponíveis?
Não é engraçado como temos dificuldade de aprender a evangelizar e como é fácil aprender e contar a última fofoca?
Não engraçado como acreditamos nos jornais, mas questionamos a Bíblia ?
Não é engraçado como todo mundo quer ser salvo desde que não tenha que acreditar, dizer ou fazer nada ?
Não é engraçado como mandamos milhares de piadas pelo e-mail que se espalham como um incêndio, mas quando recebemos mensagens sobre DEUS não reenviamos para ninguém?

Não é engraçado? Você está pensando?

Não é engraçado que quando você for repassar esta mensagem você vai excluir um monte de gente que você acha que não acredita em nada?
Não é engraçado?
Não, não é engraçado, é triste! Precisamos ter mais intimidade com DEUS!!!!

Um Desafio Para Você! Somente você pode realmente sentir e dizer que sim, Sim, eu amo Deus.

"Ele é a fonte de minha existência, é meu Salvador.
Ele me sustenta a cada dia. Sem Ele eu não sou nada, mas com Ele eu posso todas as coisas através de Jesus Cristo, que me fortalece". (Fil 4:13)

Se você ama a Deus e não tem vergonha de todas as coisas maravilhosas que Ele tem feito por você, fale desta mensagem para várias pessoas (cristãs ou não) e evangelize-as.

quinta-feira, 13 de março de 2008

É hora de elevarmos o olhar para o alto

O socorro de Deus jamais nos faltará!
''No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo'' (Jo 16,33).

A
fé e a oração são forças que podem influenciar a nossa história. A frase de Nossa Senhora ''O Meu Imaculado Coração triunfará'' nos garante que o Coração do seu Divino Filho, aberto pela lança, está cheio de Misericórdia para com toda a humanidade.

Somos educados a olhar os acontecimentos com olhos terrenos. É hora de elevarmos o nosso olhar para o alto, para o céu, que é a nossa pátria prometida. Lá onde a Virgem Maria intercede por nós com o Seu Filho Jesus, estaremos livres de toda dor e sofrimento.

''Ó Santa Mãe do Redentor, porta do Céu sempre aberta, estrela do mar, socorrei o vosso povo, que cai e anela por erguer-se. Socorrei, sim, socorrei o vosso povo que cai''.

Oremos pela paz, rezemos por todos os que nos pedem orações e peçamos com fé: Nossa Senhora da Defesa, Virgem de Fátima, rogai por nós!

Fonte: C.n.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Além das aparências

Só Deus pode nos julgar. Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
"Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos" (Lucas 6,36-38).

Veja bem: o Senhor está sendo muito claro conosco neste dia! Colaboremos com Ele, assumindo em nós os sentimentos de Cristo, sendo canais da Sua misericórdia para com aqueles que encontrarmos nesta jornada. Buscando ver além da aparência, sendo prudentes, mas procurando contemplar no outro a obra de Deus! Ele é o nosso único Juiz. N'Ele encontramos a solução para todas as coisas.

Antes de julgar, procure saber o que Deus quer lhe ensinar com a situação em questão. Não esqueça: estamos sempre aprendendo algo novo e todos estamos em "construção"!

Pe. Jonas Abib

terça-feira, 11 de março de 2008

O Senhor se revela a nós de todas as maneiras

Deus, que é amor, está sempre indo ao nosso encalço. Como por exemplo quando se manifestou em sonho a Jacó dizendo:
''Eu sou o Senhor Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra onde dormes. A tua descendência será como o pó da terra(...) Estou contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi. Ao despertar, Jacó disse: Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia'' (Gn 28,10-16).

Pois era preciso que Jacó compreendesse a missão que o Senhor lhe confiara. Deus quer servir-se de nós para que os planos d'Ele se realizem. A nossa parte é sermos dóceis e assumirmos – com fé, amor e respeito – tudo o que nos é confiado por Ele, de forma que Seu plano de salvação para a humanidade aconteça.

Todos os acontecimentos de nossa vida, a situação em que nos encontramos, as pessoas com as quais temos contato, tudo pode tornar-se para nós revelação do plano de Deus.

Muitas vezes, vamos exclamar: ''O Senhor estava neste lugar e eu não sabia'' (Gn 28,16).

Por isso, coloquemo-nos disponíveis à ação na qual Deus pretende utilizar-se de nós, neste dia, sem perdermos nenhuma oportunidade.

''Quero ouvir o que o Senhor irá falar; é a paz que Ele vai anunciar!''

Fonte: C.n.

segunda-feira, 10 de março de 2008

A ORAÇÃO QUE EU ESQUECI...


Senhor,
Proteja as nossas dúvidas,
porque a Dúvida é uma maneira de rezar.
É ela que nos faz crescer, porque nos obriga a olhar sem medo
para as muitas respostas de uma mesma pergunta.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja as nossas decisões,
porque a Decisão é uma maneira de rezar.
Dai-nos coragem para, depois da dúvida,
sermos capazes de escolher entre um caminho e outro.
Que o nosso sim seja sempre um sim,
e o nosso não seja sempre um não.
Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás,
nem deixemos que nossa alma seja corroída pelo remorso.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja as nossas ações,
porque a Ação é uma maneira de rezar.
Fazei com que o pão nosso de cada dia
seja fruto do melhor que levamos dentro de nós mesmos.
Que possamos, através do trabalho e da Ação,
compartilhar um pouco do amor que recebemos.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja os nossos sonhos,
porque o Sonho é uma maneira de rezar.
Fazei com que, independente de nossa idade
ou de nossa circunstância,
sejamos capazes de manter acesa no coração
a chama sagrada da esperança e da perseverança.
E para que isto seja possível,

Senhor,
dai-nos sempre entusiasmo,
porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar.
É ele que nos liga aos Céus e à Terra, aos homens e às crianças,
e nos diz que o desejo é importantee merece nosso esforço.
É ele que nos afirma que tudo é possível,
desde que estejamos totalmente
comprometidos com o que fazemos.
E para que isto seja possível,

Senhor,
proteja-nos, porque a Vida é a única maneira
que temos para manifestar o Teu milagre.
Que a terra continue transformando a semente em trigo,
que nós continuemos transmutando o trigo em pão.
E isto só é possível se tivermos Amor - portanto,
nunca nos deixe em solidão.
Dai-nos sempre a Tua companhia,
e a companhia de homens e mulheres
que têm dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam,
e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado à Tua glória.

Amém.

domingo, 9 de março de 2008

Liturgia 09/03/2008

V Domingo da Quaresma - Ano A
Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor.
Quem acredita em Mim nunca morrerá.

As leituras deste V Domingo da Quaresma garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.

Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.

A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Batismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.

O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser “amigo” de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva. Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.

sexta-feira, 7 de março de 2008

A força da oração

Nós sabemos e cremos que tudo é possível para aquele que crê e que tudo pode ser mudado pela oração! No entanto, muitos não conseguem tempo para rezar um terço, para unir a família em oração e para ler a Bíblia. E o pior: Muitas pessoas têm vergonha de Deus! Por isso as coisas vão de mal a pior.

Contudo, para reverter essa situação, tudo vai depender somente de você. Se os outros não querem rezar, disponha-se a fazê-lo e reze você! Nade contra a maré! A Palavra de Deus nos diz que, além dos Anjos de Deus, existe uma multidão de espíritos malignos, de anjos decaídos – que por serem desobedientes e rebeldes – estão também ao nosso derredor. Por isso, irmãos, esta [Palavra de Deus] nos ensina:
''Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos'' (Efésios 6,18).

Não podemos continuar inertes e passivos diante das situações. Isso quer dizer que devemos orar se estivermos alegres ou tristes, com dívidas ou não, desempregados ou bem empregados, chateados ou felizes por causa dos filhos, maridos, chefes; enfim, seja como for, a única coisa que devemos fazer é rezar em todas as circunstâncias. E ''perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos'', nestes dias de forma especial.

"De fato, é preciso que perseveres para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que Ele prometeu" (Hebreus 10, 36).

Pe. Jonas Abib

quinta-feira, 6 de março de 2008

Saber ouvir

Quantas vezes lemos na Sagrada Escritura: ''Escutai a voz do Senhor''. O Senhor não se cansa de usar dos profetas de todos os tempos para chamar a nós, homens e mulheres, à única coisa essencial na vida: ouvi-Lo e segui-Lo.
''Escutai minha voz! Serei vosso Deus e sereis meu povo''

É aprendendo a escutá-Lo que vamos crescendo na fé, e ao crescermos nela vamos adquirindo o gosto de seguir e obedecer a voz d'Ele.

Jesus é o nosso modelo de escuta e obediência:

''Digo-vos o que o Pai me ensinou'' (Jo 8,26).
Quem permanece em Jesus e nos seus mandamentos será instruído por Ele. Por meio da Palavra d'Ele serão iluminados, guiados, transformados.

É por isso que durante todo o dia devemos estar vigilantes. Mesmo em meio a muitas ocupações é necessário conservar a vigilância para que – por intermédio do Espírito Santo - saibamos discernir e acolher a voz de Deus.

Quando somos movidos a fazer o bem, a perdoar, a nos esquecer de nós mesmos, a nos doar aos outros, a silenciar para ouvir o Senhor, a ser dóceis às ordens de nossos superiores, é Deus quem nos pede. Ao passarmos por duras provas de paciência e perseverança, é Deus quem nos estimula.

''Feliz o homem que vos ouve, ó Senhor, e que vela todos os dias às vossas portas'' (Pr 8,34).

Falai, Senhor, porque quero me exercitar na escuta, e porque quero ser fiel às tuas instruções.

Fonte: C.n.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Não desanimar diante do sofrimento

"Eu amo aqueles que me amam" (Pr 8,17a).

Santa Gertrudes perguntava o que poderia oferecer a Deus de mais agradável e, interiormente, obteve a resposta do Senhor: "Minha filha, você não pode me fazer nada mais agradável do que suportar com paciência todos os sofrimentos que lhe aparecerem na vida".

Portanto, se assim o fizermos em nosso dia-a-dia, suportando tudo com paciência e amor, nossa recompensa não será outra a não ser o céu.

Peçamos ao Senhor, que durante este dia, Ele nos faça dignos de merecermos o amor d’Ele, que a nossa segurança não seja em ninguém aqui na terra a não ser n'Ele que nunca, em momento algum, nos decepciona nem nos abandona.

"Senhor, agradeço pelo dom de minha vida. Dai-me a graça de, durante este dia, poder perceber concretamente a Sua presença junto de mim nos momentos em que carrego minha cruz, para que não eu desanime, mas sim, que eu caminhe rumo ao Seu amor."

Fonte: C.n.

terça-feira, 4 de março de 2008

A Caixinha de Deus


Tenho em minhas mãos duas caixas que Deus me deu para guardar.

Ele disse:
- Coloque todas as suas tristezas na preta e
todas as suas alegrias na dourada.

Eu entendi suas palavras e, nas duas caixas, tanto minhas
alegrias quanto minhas tristezas guardei.

Mas, embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta
continuava tão leve quanto antes.

Curioso, abri a preta.
Eu queria descobrir o porquê,
e vi na base da caixa um
buraco pelo qual minhas tristezas saiam.

Mostrei o buraco a Deus e pensei alto:
"Gostaria de saber onde minhas
tristezas podem estar..."

Ele sorriu gentilmente para mim e disse:
- Meu filho, elas estão aqui comigo!
Perguntei:
- Deus, por que deu-me as caixas?
Por que a dourada inteira e a preta com o buraco?

- Meu filho, a dourada é para você contar suas bênçãos...
E a preta é para você deixar ir embora suas mágoase tristezas...

Lembre-se sempre de guardar seus momentos mais
e deixar ir embora as tristezas!!!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Quanto mais difícil é um problema, tanto mais será a sua solução

Quanto mais difícil é um problema,
tanto mais será a sua solução

Muitos erros e sofrimentos acontecem porque queremos dar soluções fáceis e rápidas para problemas difíceis; isso é um grave erro que causa sérios problemas.

Quanto mais difícil é um problema, tanto mais difícil será a sua solução, pois não há solução fácil quando o problema é difícil.

Na vida também é assim, não há solução fácil, cômoda, rápida e barata para os problemas difíceis. Mas, infelizmente, no campo do comportamento estamos cheios de “soluções fáceis”, que em vez de solucionar os problemas, os tornam ainda mais graves.

Há sempre duas maneiras de solucionar um problema: a primeira será “fácil”: improvisada, rápida, cômoda, sem sacrifícios e muitas vezes imoral; a segunda será “difícil”: demorada, planejada, árdua e dispendiosa. A segunda será eficaz e duradoura; a primeira, inócua e falsa. Não se arrisque.

É fácil distribuir preservativos e seringas para se evitar a AIDS; mas é difícil ensinar as pessoas sobre o emprego moral do sexo e o valor da castidade.

É fácil fazer guerra, é difícil manter a paz. É fácil praticar um aborto e eliminar uma vida, mas é difícil aceitar, acolher, respeitar, amar e educar um ser humano em qualquer situação.

O grande problema do mundo não é resolver os problemas, mas “como” resolvê-los. Nunca acredite numa solução fácil e rápida. A sabedoria popular já aprendeu que “o barato sai caro” e que “a pressa é inimiga da perfeição”. As soluções sérias são eficazes e duradouras; geradas no sofrimento, na oração, na paciência, nas lágrimas, no diálogo, na compreensão, etc. Não há solução fácil para problema difícil. Essa é a pior tendência do homem moderno; querer resolver todos os problemas de maneira rápida, com soluções imediatistas, atropelando o tempo, a moral, os costumes, a fé e o próprio Deus. Por fim, se dá conta de que correu em vão.

O Mestre disse que aquele que não pratica os seus ensinamentos é como aquele que constrói a casa na areia; e logo é destruída pelas tempestades e correntezas; e continua a nos dizer: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição” (Mt 7, 13-14). Todo problema tem uma solução; senão deixa de ser um problema.

O saudoso Papa João Paulo II nos ensinou que as soluções propostas por Cristo – para os graves problemas da humanidade – são difíceis, mas jamais decepcionam. Jamais vi alguém chorar porque viveu os ensinamentos do Evangelho, mas já vi muita gente chorar porque não quis vivê-los.

Fonte: C.n.

domingo, 2 de março de 2008

Liturgia 02/03/2008

IV Domingo da Quaresma - Ano A
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor:
quem Me segue terá a luz da vida

As leituras deste IV Domingo da Quaresma propõem-nos o tema da “luz”. Definem a experiência cristã como “viver na luz”.

A primeira leitura não se refere diretamente ao tema da “luz” (o tema central na liturgia deste domingo). No entanto, conta a escolha de Davi para rei de Israel e a sua unção: é um ótimo pretexto para refletirmos sobre a unção que recebemos no dia do nosso Batismo e que nos constituíram testemunhas da “luz” de Deus no mundo.

Na segunda leitura, Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus (“trevas”) e que escolham a “luz”. Em concreto, Paulo explica que viver na “luz” é praticar as obras de Deus (a bondade, a justiça e a verdade).

No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, do orgulho e da auto-suficiência. Aderir à proposta de Jesus é enveredar por um caminho de liberdade e de realização que conduz à vida plena. Da ação de Jesus nasce, assim, o Homem Novo - isto é, o Homem elevado às suas máximas potencialidades pela comunicação do Espírito de Jesus.