sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Para que sofrer sozinho?

Naquele dia em que gritei , vós me escutastes, ó Senhor” (Sl 137).

Como o salmista, ao longo de todo este dia, lancemos um grito ao Senhor, em todas as circunstâncias. Talvez até achemos que somos capazes de resolver todas as coisas sozinhos, mas é um engano pensarmos assim. Precisamos e dependemos do auxílio do Senhor.

“Naqueles dias, a Rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúfio no Senhor. Prostrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: Deus de Abrãao, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor” (Ester 4,17).

A nossa atitude precisa ser também como a da Rainha Ester que, em meio ao perigo, buscou refúgio no Senhor e não nas coisas, nas pessoas e nos bens que possuía, e muito menos nas suas próprias forças, porque o único auxílio eficaz para a nossa vida é o que vem do Senhor.

Aconteça o que acontecer neste dia de hoje, lancemos um grito ao céu: Senhor, salva-me, livra-me do mal.

Luzia Santiago

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Eucaristia, o 'pão dos fortes'

As primeiras comunidades eram sustentadas pela Eucaristia, por isso eram cristãos cheios de força e de coragem. Com fé e devoção participavam da Celebração Eucarística sabendo que ali iriam receber o Senhor.

Nesses últimos tempos, o Senhor quer redespertar a nossa fé, porque precisamos, mais do que nunca, da Eucaristia. Vivemos num mundo pagão, como naquela época, rodeados de uma moral totalmente pagã, longe de Deus. Para nos manter como cristãos cheios de fé que vivem o Evangelho e que marcham contra a correnteza, precisamos do Santíssimo Sacramento.

Ser cristão hoje é ser mártir, mesmo que não derramemos o sangue nem morramos por Jesus. Neste mundo totalmente contrário à Palavra de Deus, estamos revivendo a fé dos mártires: a fortaleza dos primeiros cristãos. É por isso que o Senhor quer nos fortalecer com o “pão dos fortes”, com o pão dos mártires, o pão dos primeiros cristãos: a Eucaristia.

Reafirme agora a sua fé: Senhor, perdão por todos os meus pecados, e pelos pecados de toda a humanidade. Dá-nos a graça da conversão e mudança de vida. Dá-nos o Teu Santo Espírito, para que a nossa vida seja transformada. Coloca em nós o arrependimento dos nossos pecados. Dá-nos a contrição perfeita. Sou pecador, mas digo: “meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para todos os que não creem, não adoram, não esperam e não vos amam”. Obrigado porque estás presente na Eucaristia, e dali levantas a Tua súplica ao Pai, por nós. Obrigado, porque colocas em nosso coração amor ardente pela Tua presença real no Santíssimo Sacramento. Amém.

Pe. Jonas Abib

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fraternidade e Segurança Pública - “A Paz é fruto da justiça”

Iniciamos hoje o tempo favorável, tempo de salvação: a Quaresma.

Queremos com Jesus realizar nossa passagem da morte para a vida plena. Este tempo de graça e reconciliação se inicia com a celebração das Cinzas: apelo para a conversão e convite à revisão de nossas atitudes.
Iniciamos, também, a Campanha da Fraternidade que nos propõe o desafio de concretizarmos nossa atitude de fraternidade em relação à Vida, com a proposta de “Fraternidade e Segurança Pública".

Caminhemos juntos, com alegria e esperança, para a Páscoa do Senhor!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Você já sorriu para a vida hoje?

O segredo de sorrir sempre para a vida é abrir o coração e deixar a luz de Cristo entrar. Sem Deus, não é possível sorrir para a vida!

Não podemos deixar que as circunstâncias da vida nos transformem em pessoas amargas, insatisfeitas, tristes, porque lutas e dificuldades sempre teremos; o que faz a diferença é vivermos todas as coisas em Deus e com Deus.

Se ontem não foi um dia muito favorável, hoje, temos a graça de começar tudo de novo e dar uma resposta diferente às situações, mesmo que elas sejam as mesmas de ontem.

Ao nosso derredor as coisas podem continuar da mesma forma, mas a cada manhã que desperta o Senhor nos dá uma graça própria para agirmos de maneira diferente, de modo que nada nos impeça de sorrir sempre para a vida.

“Felizes os que habitam vossa casa; para sempre haverão de vos louvar! Felizes os que em vós têm sua força, caminharão com um ardor sempre crescente” (Sl 83).

Peçamos, hoje, a Nossa Senhora do Sorriso que nos ensine a sorrir para a vida, como Ela sorriu para Santa Teresinha do Menino Jesus, que estava doente na ocasião e foi curada.

Nossa Senhora do Sorriso, rogai por nós.

Luzia Santiago

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sigamos sempre pela trilha da verdade

Somos livres para fazer as nossas escolhas, mas precisamos fazê-las acertadamente. Muitas vezes, entramos em caminhos que inicialmente parecem bons, mas no fim nos conduzem ao buraco.

A cada ação que formos realizar, em qualquer momento ou circunstância, precisamos pedir a Deus sabedoria e discernimento, para não entrarmos por caminhos tortuosos e afundarmos. “Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos” (Sl 119,30).

Quando temos uma reta intenção diante das situações, o próprio Senhor adianta-se em nos mostrar o caminho certo, e se por acaso errarmos com o desejo de acertar na vontade de Deus, Ele mesmo endireitará os nossos passos.

Existem pessoas que são eternamente infelizes, porque não sabem fazer as escolhas certas para a sua vida. Tudo é muito simples, basta perguntarmos ao Senhor em cada situação: “Senhor, o que queres de mim? O que queres que eu faça? O que queres para a minha família?” Mostra-me os Teus caminhos!

Peçamos ao Senhor a graça de sermos dóceis à vontade d’Ele em todos os momentos de nossa vida.

Luzia Santiago

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Liturgia 22/02/2009

VII Domingo do Tempo Comum - Ano B
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração.


A liturgia deste VII Domingo do Tempo convida-nos, uma vez mais, a tomar consciência de que Deus tem um projeto de salvação para os homens e para o mundo. Esse projeto (que em Jesus se torna vivo, palpável, realmente libertador) é um dom de Deus que o homem deve acolher com fé.

A primeira leitura fala-nos de um Deus que, em todos os momentos da história, está ao lado do seu Povo, a fim de o conduzir ao encontro da liberdade e da vida verdadeira. Sugere, no entanto, que o Povo necessita de percorrer um caminho de conversão e de renovação, antes de poder acolher a salvação/libertação que Deus tem para oferecer.

A segunda leitura recomenda àqueles que aderiram à proposta de Jesus que vivam com coerência, com verdade, com sinceridade o seu compromisso, sem recurso a subterfúgios ou a lógicas de oportunidade.

O Evangelho retoma a mesma temática. Diz que, através de Jesus, Deus derrama sobre a humanidade sofredora e prisioneira do pecado a sua bondade, a sua misericórdia, o seu amor. Ao homem resta acolher o dom de Deus, ir ao encontro de Jesus e aderir a essa proposta libertadora que Jesus veio apresentar.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Jesus quer nos curar

Hoje é o tempo propício para darmos uma resposta diferente às situações da nossa vida que inquietam o nosso coração. Por mais difícil que seja a nossa situação, jamais podemos perder a esperança, porque o Senhor Jesus não nos abandona. Sejamos ousados e apresentemos ao Senhor as nossas intenções neste dia, como o oficial romano o fez:

“Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se d’Ele, suplicando: Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. Jesus respondeu: Vou curá-lo” (Mt 8,5-7).

A graça de Deus não se deu só naquele tempo, ela se dá hoje também, porque “Jesus Cristo é o mesmo de ontem, de hoje e de sempre”.

Como percebemos, o oficial romano é bem concreto no pedido dele, apresentando a sua real necessidade. Peçamos essa mesma graça ao Senhor e nos aproximemos d’Ele com confiança e fé, porque Ele quer nos socorrer em todas as nossas necessidades.

Luzia Santiago

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sinto-me perdido... Como achar o caminho certo?

Não se apavore se você perdeu o controle da situação!

Existem momentos – e eu vivo um desses – em que Deus toma as rédeas e vivemos um misterioso sentimento de desorientação. São momentos que nos são dados para que ofereçamos a Deus a nossa plena e extrema confiança. O tempo é todo d'Ele; é Ele quem toma conta de tudo! Em tempos assim, nos dedicamos mais à oração. Até pensamos que não somos capazes de nada. Bobagem! Nesse tempo, sem a oração, não se vai a lugar nenhum.

Então, vamos rezar, para que as coisas possam melhorar.

Ricardo Sá

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Fracassado ou vitorioso?

Um dia, um jovem rapaz, desanimado com a vida e com as pessoas, procurou um velho professor, para ajudá-lo e disse:

- Venho aqui, professor, porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem por ai que sou uma droga, que não sirvo para nada, que não faço tarefas bem feitas.
Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?

O professor, sem olhá-lo, disse:

- Sinto muito, meu jovem, mas não posso ajudá
-lo.

E fazendo uma pausa, falou:

Eu concordo com tudo isto que andam falando por ai.

O rapaz totalmente abalado, abaixou a cabeça e foi saindo de fininho.

E o professor continuou meu jovem olhe para mim você acaba de provar que tudo isto é verdade. O jovem com os olhos cheios de lágrimas disse:

- Mas o senhor nem olhou para mim, como pode dizer isto?

E naquele instante o professor lhe respondeu:

- Digo isto porque quando me referi que você era tudo o que estavam falando, você aceitou e já ia saindo sem perguntar o porque eu também achava isto de você.

E o professor continuou.

- Um dia fui insultado com estas mesmas palavras e pior fui chamado de incapaz, burro e incompetente. E você acha que eu desisti, terminei meus estudos provando para mim mesmo que sou capaz, e Deus me criou para ser sua imagem e semelhança e hoje estou aqui sentado nesta mesa como professor. Então meu querido aluno...te digo:

- Erga-seeee, lute pelo que você quer, e toda vez que você acordar faça como eu , olhe no espelho e se pergunte: "Eu quero ser um fracassado ou um vitorioso?
"

Eu escolhi vitorioso e você?

O jovem saiu sorrindo sem palavras e daquele dia em diante via se um sorriso eu seu rosto aquele velho professor nunca mais viu o jovem cabisbaixo...

Filhinhos amados e queridos!!! Quantos vícios trazemos conosco: O desânimo, e ainda falamos: Aii eu não posso, aii eu não consigo, sou um fracassado, sou um inútil, mas hoje você pode escolher, viver neste mundinho, ou realmente ser um vitorioso liberto pelo Senhor. O que você quer? A decisão é sua!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A solução de seus problemas

Tenha certeza de que a solução para o seu problema é o Espírito Santo. Talvez você tenha contrariedades contra os quais você tem lutado: filho drogado, brigas no casamento, adultério do cônjuge, desemprego, depressão, enfermidade...

Essa dificuldade pode lhe parecer sem solução e talvez você esteja buscando soluções meramente humanas. A solução de Deus para o que você está vivendo é o Espírito Santo. Peça-O ao Senhor incessantemente. É muito simples: é como respirar. Basta pedir, querer e o Senhor O derrama sem medida sobre você.

Façamos hoje a experiência de convidar Jesus para fazer todas as coisas conosco, de pedir a ajuda d'Ele em tudo; de perguntar a Ele como devemos nos comportar diante das situações, principalmente das mais adversas.

Ao longo deste dia, em meio aos seus problemas, reze:

Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo! Vinde, Espírito Santo!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Precisamos enxergar além do que vemos

Muitas vezes, queremos e pedimos a Jesus que realize milagres na nossa vida, mas o maior milagre que o Senhor quer realizar em nós hoje é o da nossa fé.

Quando cremos, nenhum sinal é necessário, mas quando não cremos nenhum sinal é suficiente para nos convencer, porque faltam os olhos da fé para vê-lo, melhor dizendo, para enxergá-lo. O maior milagre fora de nós não será nunca suficiente se não formos curados da nossa falta de fé. Então, peçamos hoje a Jesus que nos cure de toda falta de fé, porque somente esse dom de Deus nos faz enxergar interior e exteriormente.

"Então Jesus disse: Mulher, grande é a tua fé" (Mc 7,29a).

Senhor, queremos ser homens e mulheres de visão, capazes de enxergar além das aparências.

Luzia Santiago

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Liturgia 15/02/2009

VI Domingo do Tempo Comum - Ano B
Apareceu entre nós um grande profeta:
Deus visitou o seu povo

A liturgia deste VI Domingo do Tempo apresenta-nos um Deus cheio de amor, de bondade e de ternura, que convida todos os homens e todas as mulheres a integrar a comunidade dos filhos amados de Deus. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de discriminação ou de marginalização dos irmãos.


A primeira leitura
apresenta-nos a legislação que definia a forma de tratar com os leprosos. Impressiona como, a partir de uma imagem deturpada de Deus, os homens são capazes de inventar mecanismos de discriminação e de rejeição em nome de Deus.


A segunda leitura
convida os cristãos a terem como prioridade a glória de Deus e o serviço dos irmãos. O exemplo supremo deve ser o de Cristo, que viveu na obediência incondicional aos projetos do Pai e fez da sua vida um dom de amor, ao serviço da libertação dos homens.


O Evangelho
diz-nos que, em Jesus, Deus desce ao encontro dos seus filhos vítimas da rejeição e da exclusão, compadece-Se da sua miséria, estende-lhes a mão com amor, liberta-os dos seus sofrimentos, convida-os a integrar a comunidade do “Reino”. Deus não pactua com a discriminação e denuncia como contrários aos seus projetos todos os mecanismos de opressão dos irmãos.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O anel de compromisso

Um jovem entrou em uma joalheira e pediu que lhe mostrassem o melhor anel de compromisso que tivessem. O joalheiro lhe apresentou um anel com uma formosa pedra solitária que resplandecia com a luz. Ele observou detidamente aquela preciosa jóia e assentiu com a cabeça. Era realmente maravilhosa e decidiu comprá-la.

- "Quando será o casamento?", lhe perguntou o joalheiro.

- "Não!" - respondeu o jovem
- "nem sequer tenho noiva. Este anel é para a minha mãe, que nunca se casou. Quando eu estava em seu ventre, as pessoas lhe aconselharam que me abortasse, porque dessa maneira podia evitar muitos problemas. Mas ela se negou e me concedeu o direito de viver. Teve, porém, que enfrentar inúmeras dificuldades. Foi mãe e pai para mim, minha amiga. O que eu sou devo a ela. Agora que tenho um trabalho e um salário fixo, compro-lhe este anel de compromisso. Ela nunca teve um. Eu lhe darei este presente como uma promessa. Bem, como ela fez tudo por mim, da mesma maneira eu farei tudo por ela. Algum dia, se Deus quiser, eu voltarei para comprar um outro anel de compromisso para a minha noiva, mas será o segundo".

Sensibilizado com o depoimento do rapaz, o joalheiro orientou a funcionária do caixa que desse o desconto máximo sobre o valor do anel.

Que esse maravilhoso exemplo de amor nos inspire a assumirmos, também, um compromisso com Jesus, que deu a Sua vida por nós. O presente que Deus deseja para selar essa aliança é o nosso coração.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Sempre é tempo de voltarmos

O Senhor está sempre nos chamando para estarmos ao lado d'Ele. Jesus, que é a própria misericórdia encarnada, nunca desiste de nós; Ele continua batendo na porta do nosso coração até que tenhamos a coragem de abrir e deixá-Lo entrar para cear conosco. Sempre é tempo de voltarmos para o Senhor.

"Volta ao Senhor e deixa os teus pecados, suplica em sua presença e diminui as tuas ofensas" (Eclo 17,21-22).

Somente vivendo próximos ao Senhor seremos capazes de acolher e demonstrar misericórdia por aqueles com quem convivemos e que vêm ao nosso encontro.

Peçamos ao Senhor a graça de sermos misericordiosos e compassivos como Ele o é.

Peçamos ao Espírito Santo que, neste dia que se chama hoje, renove toda a nossa vida e encha o nosso coração com os Seus dons.

"Ó vinde, Espírito Criador, as nossas almas visitai e enchei os nossos corações com vossos dons celestiais".

Luzia Santiago

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Nossa Senhora de Lourdes

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje.

“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado. Mas em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.

Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes! E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.

Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Como temos vivido a nossa liberdade?

Fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança, filhos e filhas de Deus livres, inteligentes e com capacidade de decisão sempre pelo bem, a exemplo d'Aquele que nos criou.

"E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus Ele o criou: homem e mulher os criou" (Gn 1,27).

Um bom exercício para fazermos, ao longo de todo este dia, que será um ótimo termômetro para sentirmos se o nosso coração está saudável e pulsando na mesma frequência do coração de Deus é este: Tudo o que formos fazer deveremos nos colocar sempre no lugar do outro e perguntarmos a Jesus: Senhor, se estivésseis no meu lugar, como faríeis vós nesta ocasião?

Agindo dessa forma tudo ganhará um novo sabor na nossa vida e faremos uma linda experiência de Deus, de modo que nunca mais seremos os mesmos, e os que convivem conosco vão notar a mudança radical da nossa vida e até comentarão admirados, desejosos também de se abrirem à nova vida.

Jesus, ensina-nos a optar sempre pelo bem como o Senhor que passou pela terra fazendo o bem a todos.

Luzia Santiago

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Esvaziando a taça

Um professor universitário foi visitar um monge, em busca de conhecimento. Enquanto o monge servia chá, o professor comentava os exercícios, analisava os textos, interpretava as histórias e as tradições, divagava sobre os antigos processos de reflexão. Fez todo o possível para impressionar seu anfitrião, na esperança que ele o aceitasse como discípulo.

Enquanto falava, o monge continuava enchendo seu copo, até que este transbordou, e o chá começou a espalhar-se pela mesa inteira.

- O que o senhor está fazendo? Não vê que o copo já está cheio, e nada mais cabe em seu interior?

- Sua alma é como este copo.
Como eu posso ensinar-lhe a verdadeira arte do conhecimento, se ela já está cheia de teorias? - respondeu.

Assim age Deus em nossas vidas. Ele esvazia as nossas taças: a taça da soberba, do orgulho, da auto-suficiência, do nosso ego. Porém Ele respeita a nossa vontade e só atua quando Lhe damos permissão.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Liturgia 08/02/2009

V Domingo do Tempo Comum - Ano B
Cristo suportou as nossas enfermidades
e tomou sobre Si as nossas dores

A liturgia deste V Domingo do Tempo nos pergunta: que sentido tem o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? A liturgia do 5º Domingo do Tempo Comum reflete sobre estas questões fundamentais. Garante-nos que o projeto de Deus para o homem não é um projeto de morte, mas é um projeto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.

Na primeira leitura, um crente chamado Jó comenta, com amargura e desilusão, o fato de a sua vida estar marcada por um sofrimento atroz e de Deus parecer ausente e indiferente face ao desespero em que a sua existência decorre… Apesar disso, é a Deus que Jó se dirige, pois sabe que Deus é a sua única esperança e que fora d’Ele não há possibilidade de salvação.

A segunda leitura sublinha, especialmente, a obrigação que os discípulos de Jesus assumiram no sentido de testemunhar diante de todos os homens a proposta libertadora de Jesus. Na sua ação e no seu testemunho, os discípulos de Jesus não podem ser guiados por interesses pessoais, mas sim pelo amor a Deus, ao Evangelho e aos irmãos.

No Evangelho manifesta-se a eterna preocupação de Deus com a felicidade dos seus filhos. Na ação libertadora de Jesus em favor dos homens, começa a manifestar-se esse mundo novo sem sofrimento, sem opressão, sem exclusão que Deus sonhou para os homens. O texto sugere, ainda, que a ação de Jesus tem de ser continuada pelos seus discípulos.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Nosso Deus não é 'carrasco'

Só em Jesus recebemos a força para suportar toda espécie de desamor e injustiça, especialmente vindos de quem, muitas vezes, temos razões para desistir de amar. Quanto mais exercitarmos o amor gratuito para com todos, sem exceção, tanto mais ficaremos parecidos com o coração de Deus, pois, a única coisa impossível para Ele é deixar de amar.

Quando vem sobre nós uma contrariedade, seja qual for o motivo, devemos nos colocar imediatamente dispostos a deixar a graça de Deus agir e louvar o Senhor, em vez de dar espaço aos sentimentos negativos ou à nossa cabeça impertinente que quer sempre ter razão. Que em tudo vença somente o que Deus quer.

Não devemos pensar que o Senhor se esqueceu de nós ou que essas coisas acontecem conosco porque somos marcados para sofrer. Não, Deus não é "carrasco" como muitos pensam, que aplica castigos e faz imposições sem dar condições para que os homens as cumpram.

O amor de Deus nos fez livres e age de acordo com a nossa abertura. Ele nos capacita para acolhermos o sofrimento como um dom e uma graça especial. E nunca podemos nos esquecer de que somente quando o nosso coração se voltar completamente em Deus é que encontraremos a verdadeira felicidade!

Jesus, eu confio em Vós!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Santa Águeda

Virgem e mártir, Santa Águeda nasceu no século III numa família muito conhecida, em Catânia, na Sicília. Muito cedo, ela discerniu um chamado a Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor, seu amado e esposo. A grande santa italiana foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o imperador Décio levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem ao senhorio de Cristo e não O desprezassem eram punidos com muitos sofrimentos até a morte.

Santa Águeda era consagrada ao Senhor, amava a Deus, mas foi pedida em casamento por um outro jovem. Claro, por coerência e por vocação, ela disse 'não'. Esse jovem, que dizia amá-la, a denunciou às autoridades. Ela foi presa e injustamente condenada. Que terríveis sofrimentos e humilhações!

Ela sempre se expressava com muita transparência e dizia que pertencia a uma família nobre, rica, conhecida, mas tinha honra de servir a Nosso Senhor, o seu Deus. De fato, para os santos, a maior honra e a maior glória é servir ao Senhor.

Entregaram-na a uma mulher tomada pelo pecado, uma velha prostituta para pervertê-la, mas esta não conseguiu, pois o reinado de Cristo se dava no coração de Águeda antes de tudo. Então, novamente, como num gesto de falsa misericórdia, perguntaram-lhe: “Então, o que você escolheu, Águeda, para a salvação?”. “A minha salvação é Cristo”, ela respondeu.

Os santos passaram por muitas dificuldades, mas, em tudo, demostraram para nós que é possível glorificar a Deus na alegria, na tristeza, na saúde, na dor.

Em 254 foi martirizada e se encontra na eternidade, com seu esposo, Jesus Cristo, a interceder por nós.

Santa Águeda, rogai por nós.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

... e quando dá errado?

Não tenha medo de deixar que algumas coisas não funcionem! Muitas vezes, queimamos uma energia extraordinária lutando, lutando e brigando para que tudo dê exatamente certíssimo, do jeito que gostaríamos!

Aceite que isso não significa tanta coisa assim! Mania de perfeição causa sisudez, dor de barriga e calvície! Acredite!

É preciso então olhar a vida por um outro prisma! Quando tudo der errado, significará apenas que descobrimos mais uma forma de fazer com que as coisas não deem certo. E vamos tentar de novo, com novos aprendizados, sem jamais dispensar o que a vida tem para ensinar. Quem tem, quer e cultiva a humildade vai entender isso mais rápido!

Ufa! Por que será que a gente não se permite um pouco disso?

Ricardo Sá

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Seja um vencedor no amor!

A razão de nossa existência é amar a Deus com um empenho total e nos relacionarmos com nossos irmãos com uma atitude de amor, inspirada no amor do próprio Deus. No entanto, se o nosso amor não participar do amor Deus e não se expressar na pessoa que está ao nosso lado, isso será mera ilusão.

A conversão do não buscar o próprio interesse é a mais difícil. Renunciar pelo bem do outro àquilo que gostaria de possuir para si mesmo. É o amor que "...nada faz de inconveniente, não procura o próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor, não se regozija com a injustiça, mas encontra sua alegria na verdade. Ele tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (ICor 13, 5-7).

Mas, para o amor não passar em sua vida como uma chuva de verão, você precisará ser humilde e decidir-se a amar. Vai ser preciso perdoar muitas vezes e pedir perdão todos os dias, todas as horas, todos os momentos em que for necessário, vencendo todas as barreiras que fecham seu coração em si mesmo. Há tantas formas diferentes e eficazes de exercitar a humildade para amar incondicionalmente.

O amor é capaz de tudo suportar!

O amor transforma a vida!

O amor jamais passará!

Ame sempre, seja um vencedor no amor!

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ninguém...

Ninguém é tão forte, que nunca tenha chorado.

Ninguém é tão fraco, que nunca tenha vencido.

Ninguém é tão inútil, que nunca tenha construído.

Ninguém é tão sábio, que nunca tenha errado.

Ninguém é tão corajoso, que nunca tenha tido medo.

Ninguém é tão medroso, que nunca tenha coragem.

Ninguém é tão ninguém que nunca consiga ajudar alguém.

Cada um de nós possui um valor para Deus, e Ele quer nos usar para a transformação e resgate de vidas para Jesus. O Espírito Santo sempre nos capacita a fazermos a vontade de Deus Pai.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Liturgia 02/02/2009

IV Domingo do Tempo Comum - Ano B
Encontramos o Messias, que é Jesus Cristo.
Por Ele nos veio a graça e a verdade

A liturgia deste IV Domingo do Tempo Comumgarante-nos que Deus não se conforma com os projetos de egoísmo e de morte que deformam o mundo e que escravizam os homens e afirma que Ele encontra formas de vir ao encontro dos seus filhos para lhes propor um projeto de liberdade e de vida plena.

A primeira leitura propõe-nos - a partir da figura de Moisés - uma reflexão sobre a experiência profética. O profeta é alguém que Deus escolhe, que Deus chama e que Deus envia para ser a sua “palavra” viva no meio dos homens. Através dos profetas, Deus vem ao encontro dos homens e apresenta-lhes, de forma bem perceptível, as suas propostas.

A segunda leitura convida os crentes a repensarem as suas prioridades e a não deixarem que as realidades transitórias sejam impeditivas de um verdadeiro compromisso com o serviço de Deus e dos irmãos.

O Evangelho mostra como Jesus, o Filho de Deus, cumprindo o projeto libertador do Pai, pela sua Palavra e pela sua ação, renova e transforma em homens livres todos aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte.