terça-feira, 30 de junho de 2009

Como me livrar dos ressentimentos?

Precisamos todos entender que o ressentimento é fruto da raiva não resolvida; da ira, da mágoa guardada dentro de nós, a qual age como veneno para nós mesmos e para quem nos rodeia.

A raiva não resolvida se transforma em ressentimento, que – pior ainda – é porta aberta para toda sorte de tentações. Você já entendeu! É preciso resolver a vida!

Quero apenas ajudá-lo um pouco alertando-lhe de que nem sempre as palavras são o meio ideal para resolvermos nossas questões em aberto. Lembre-se de que os gestos, quando preparados e planejados, são bálsamo e cura. Quando são planejados e repletos de sincero amor são a saída e o novo caminho para todos nós!

Ricardo Sá

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Respondamos com vivacidade aos desafios sem nos deixar abater

Temos plena certeza de que a cada manhã que desperta o amor do Senhor renova-se por cada um de nós. E esse amor nos dá força e disposição para respondermos com vivacidade, fé e coragem aos desafios propostos pela vida, sem nos deixar abater.

Em nenhum momento estamos sozinhos, porque o Senhor está sempre conosco e à nossa disposição. Da nossa parte é preciso recorrermos a Ele, mesmo quando aos nossos olhos tudo parecer insolúvel. É justamente nesses momentos que precisamos orar crendo e crer orando, porque o Senhor está atento à voz das nossas súplicas.

“O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo” (Salmo 102).

Luzia Santiago

domingo, 28 de junho de 2009

28/06/2009 - Solenidade de São Pedro e São Paulo

Solenidade de São Pedro e São Paulo
A libertação é a experiência que conduz à fé.


Hoje celebramos três personagens: São Pedro, São Paulo e o Papa Bento XVI.

São Pedro e São Paulo foram diferentes no pensar, no agir, no modo de olhar a Igreja; mas unidos no martírio, na fé em Jesus como Salvador e no anúncio do Evangelho. Suas diferenças não comprometeram o trabalho e a missão de anunciadores e testemunhas do Evangelho de Jesus. Pedro nos lembra a Igreja organizada em sua instituição e Paulo a dimensão da Igreja missionária. Dois aspectos da mesma realidade.


Hoje é o Papa, como sucessor de Pedro, quem tem a missão de guiar a Igreja de Cristo, seu rebanho. A celebração de hoje tem que nos levar a renovar nossa fidelidade ao Papa sucessor de Pedro e aos bispos, e pensar no exemplo de Pedro.


O amor e a humildade, são as virtudes que devemos aprender de São Pedro e de São Paulo. Somente quando vivemos estas virtudes seremos capazes de cumprir a missão que o Senhor nos incumbiu.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Santos João e Paulo

Mártires

Os santos que recordamos hoje pertenceram ao século IV e ali deram um lindo testemunho do martírio no ano de 362, no contexto em que a Igreja de Cristo era perseguida.

Eles pertenciam à Corte de Juliano o Apóstata, que queria que todos os cristãos se rendessem aos deuses do Império. Joa e paulo porem, renunciaram ao cargo, e se retiraram para um propriedade onde viveram da caridade e servindo aos pobres, testemunhando acima de tudo, o amor a Deus.Eram irmãos de sangue, mas responderam pessoalmente ao Evangelho.

O Imperador enviou uma autoridade para convencê-los a mudarem de ideia, e oferecerem sacrifícios ao deus Júpiter, para não serem condenados.

Após alguns dias, os irmãos não negaram sua fé e acabaram morrendo degolados, testemunhando seu amor a Deus.

São João e São Paulo, rogai por nós!

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Posso medir o tanto que sou feliz?

Muitos de nós já compreendemos o valor que as coisas possuem. As tormentas vão nos ensinando que o mar da vida só pode ser atravessado com o essencial na mochila, não é mesmo?

Daí, a felicidade torna-se simplesmente a maneira como a gente é capaz de dar a vida aos outros, fazendo-os felizes, agindo com educação, gentileza, crescendo em sinceridade, aprendendo a ser amigo, simples, altruísta, acolhedor, carinhoso, generoso...

Entendeu? Nada de complicado! Eis a medida da felicidade que a gente vive!

Ricardo Sá!

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Solenidade do Nascimento de João Batista

Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista. Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou o seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa para terem um filho.

E
studiosos mostram que possivelmente depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração. Pode-se chegar a essa conclusão a partir do texto de Mateus: "João usava um traje de pêlo de camelo, com um cinto de couro à volta dos rins; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre".

O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”). Como nos ensinam as Sagradas Escirturas: "Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo" (Mateus 3,11).

Os Evangelhos nos revelam a inauguração da Missão Salvífica de Jesus a partir do Batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa.

São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse. Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido do próprio Cristo: "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista" (Mateus 11,11).

São João Batista, rogai por nós!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Sinto-me perdido... Como reencontrar o caminho?

O fato de procurarmos não amontoar os afazeres é coisa séria que deveria ser mais observada por todos. É importante começar e concluir o que resolvemos fazer; caso contrário, corremos o risco de não conseguir realizar nada; daí vem a frustração.

Isso pode gerar angústia, sentimento de incapacidade e tantas outras experiências interiores que a gente não compreende muito bem, mas, quase sempre, são fruto desse estado de mau comprometimento com o que devemos fazer a té o fim!

Por favor, medite sobre isso! Reze, faça uma lista e comece sempre com o que é mais importante!

Ricardo Sá

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Qual o segredo para crescermos nos nossos relacionamentos?

Quando estamos diante de uma pessoa que não conhecemos, o que vem primeiramente à nossa mente? É o desejo de conhecê-la, de fazer uma experiência com essa pessoa ou logo damos um parecer a respeito dela, a partir da sua aparência?

Como é maravilhoso conhecermos novas pessoas e também conhecermos mais profundamente aquelas com as quais convivemos no dia a dia, a sua história, as suas aspirações mais profundas e olharmos para elas com o mesmo olhar misericordioso de Jesus!

O Senhor nos dá um salutar conselho para crescermos e nos aprofundarmos nos nossos relacionamentos: “Não julgueis, e não sereis julgados” (Mateus 7,1).

Jesus, ensina-nos a olharmos para os filhos e filhas de Deus como o Senhor os olha.

Luzia Santiago

domingo, 21 de junho de 2009

19/06/2009 - XII Domingo do Tempo Comum

XII Domingo do Tempo Comum
Senhor, dai-nos coragem e aumentai nossa fé!


Deus preocupa-se com os dramas dos homens? Onde está Ele nos momentos de sofrimento e de dificuldade que enfrentamos ao longo da nossa vida?
A liturgia do XII Domingo do Tempo Comum diz-nos que, ao longo da sua caminhada pela terra, o homem não está perdido, sozinho, abandonado à sua sorte; mas Deus caminha ao seu lado, cuidando dele com amor de pai e oferecendo-lhe a cada passo a vida e a salvação.

A primeira leitura fala-nos de um Deus majestoso e onipotente, que domina a natureza e que tem um plano perfeito e estável para o mundo. O homem, na sua pequenez e finitude, nem sempre consegue entender a lógica dos planos de Deus; resta-lhe, no entanto, entregar-se nas mãos de Deus com humildade e com total confiança.

A segunda leitura
garante-nos que o nosso Deus não é um Deus indiferente, que deixa os homens abandonados à sua sorte. A vinda de Jesus ao mundo para nos libertar do egoísmo que escraviza e para nos propor a liberdade do amor mostra que o nosso Deus é um Deus interveniente, que nos ama e que quer ensinar-nos o caminho da vida.


No Evangelho,
Marcos propõe-nos uma catequese sobre a caminhada dos discípulos em missão no mundo… Marcos garante-nos que os discípulos nunca estão sozinhos enfrentando as tempestades que todos os dias se levantam no mar da vida… Os discípulos nada têm o que temer, porque Cristo vai com eles, ajudando-os a vencer a oposição das forças que se opõe à vida e à salvação dos homens.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O Jardineiro Celestial

"Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!" (2 Coríntios 5,17).

Dizem que os jardineiros, às vezes, quando preparam o plantio de roseiras, privam as plantas de luz e umidade para que possam, a seguir, florescer com mais vigor e beleza.
Silenciosamente permanecem no escuro, enfraquecidas e vendo suas folhas se soltando uma a uma, como a esperar pacientemente pela morte.

Porém, após a planta ficar completamente desfolhada, novos brotos começam a aparecer, fazendo com que a folhagem seja mais tenra e rica, e as flores mais brilhantes e bonitas.

Assim também acontece com a jardinagem celestial. Toda folha que ainda se alegra com as coisas deste mundo precisa cair antes que uma nova, com o brilho divino possa florescer.

Quantas vezes queixamo-nos e murmuramos pelas perdas de que somos vítimas. Achamos que Deus não está se importando conosco, que nos esqueceu, que tem coisas mais importantes com que se preocupar antes de atender aos nossos apelos. Mas isso não é verdade.

Ele sempre está ao nosso lado e, para que possa nos conceder todas as bênçãos maravilhosas que nos tem preparado, precisa antes nos limpar de tudo aquilo que ainda nos mantém comprometidos com os prazeres deste mundo. Não podemos agradar, ao mesmo tempo, a Deus e ao adversário dele.

À semelhança das plantas, ele vai retirando uma a uma as folhas contaminadas de nossa vida anterior. Então, uma nova roupagem santa começa a surgir, fazendo com que nossa vida tenha o brilho e o perfume desejado pelo nosso jardineiro celestial, o Senhor Jesus Cristo!

Todos nós somos uma rosa perante o Reino de Deus, e Ele pacientemente cuida de cada um conforme o Seu Coração. Se no momento estamos sendo podados, que possamos sentir as dores na certeza de que vamos crescer com uma vida renovada.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A fé revigora nossas forças

Quando caminhamos na presença de Deus, armados com a couraça da fé, passamos pelas provações desta vida e não nos desviamos do essencial nem perdemos a integridade e nossos verdadeiros valores, porque a Divina Misericórdia nos sustenta.

Em tudo devemos dar graças ao Todo-poderoso e perseverar sempre, porque esta vida é passageira e só vai restar o bem que semearmos. Não podemos perder de vista que, pela fé, podemos superar tudo; com esperança no Senhor vencemos todas as dificuldades.

A esperança impressa pelo Senhor em nosso coração nos protege do desânimo e revigora nossas forças. De maneira alguma podemos assumir a postura de alguém que sempre diz: “Não tem jeito! Não dá certo!” Ao contrário, esperamos com uma fé de expectativa no Senhor, porque cremos que nosso Deus é o Deus do impossível! “É o Senhor quem me sustenta e me protege!” (Salmo 3).

Peçamos a Jesus a graça de termos um fé viva e atuante.

Luzia Santiago

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Qual o melhor tipo de Amor?

É o Amor planejado! Este Amor é fruto da observação da pessoa. Vamos observando, observando... Até descobrirmos a maneira como quem amamos se sente verdadeiramente amado. Além do mais, planejar Amor é intensa cura para quem ama. Planejando Amor, vamos entender melhor a linguagem de Amor dos outros. Quem ama assim, tem mais saúde no corpo e na alma.


Ricardo Sá

terça-feira, 16 de junho de 2009

O amor se traduz em serviço

A nossa felicidade depende de quanto amamos e não de nossa quantidade de conhecimento. O lindo é que o amor se traduz em serviço, em entrega, em doação e generosidade, inclusive aos nossos inimigos, como Jesus nos diz hoje:

“Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque Ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos” (Mateus 5, 44-45).

O Pai do céu nos ama constante e incondicionalmente, e como filhos de Deus também devemos amar assim.

Senhor, ensina-nos a amar como o Senhor ama. Dá-nos o Teu Santo Espírito.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Quem encontrou a felicidade?

Felicidade é dom que circunda a alma que sabe ir para fora de si mesma.


Encontrou a felicidade quem saiu de si para procurá-la, quem foi achá-la nos outros e soube usar de bondade, de esperança e de misericórdia como atalhos.


É que a felicidade está sempre no coração da pessoa a quem a gente decidiu fazer feliz! Quem a procura em si mesmo fica tonto e não a encontra jamais!

domingo, 14 de junho de 2009

12/06/2009 - XI Domingo do Tempo Comum

XI Domingo do Tempo Comum
Fazei-nos, Senhor, construtores de vosso Reino!


A liturgia do XI Domingo do Tempo Comum convida-nos a olhar para a vida e para o mundo com confiança e esperança. Deus, fiel ao seu plano de salvação, continua, hoje como sempre, a conduzir a história humana para uma meta de vida plena e de felicidade sem fim.

Na primeira leitura,
o profeta Ezequiel assegura ao Povo de Deus, exilado na Babilônia, que Deus não esqueceu a Aliança, nem as promessas que fez no passado. Apesar das vicissitudes, dos desastres e das crises que as voltas da história comportam, Israel deve continuar a confiar nesse Deus que é fiel e que não desistirá nunca de oferecer ao seu Povo um futuro de tranqüilidade, de justiça e de paz sem fim.

A segunda leitura recorda-nos que a vida nesta terra, marcada pela finitude e pela transitoriedade, deve ser vivida como uma peregrinação ao encontro de Deus, da vida definitiva. O cristão deve estar consciente de que o Reino de Deus (de que fala o Evangelho de hoje), embora já presente na nossa atual caminhada pela história, só atingirá a sua plena maturação no final dos tempos, quando todos os homens e mulheres se sentarem à mesa de Deus e receberem de Deus a vida que não acaba. É para aí que devemos tender, é essa a visão que deve animar a nossa caminhada.

O Evangelho apresenta uma catequese sobre o Reino de Deus - essa realidade nova que Jesus veio anunciar e propor. Trata-se de um projeto que, avaliado à luz da lógica humana, pode parecer condenado ao fracasso; mas ele encerra em si o dinamismo de Deus e acabará por chegar a todo o mundo e a todos os corações. Sem alarde, sem pressa, sem publicidade, a semente lançada por Jesus fará com que esta realidade velha que conhecemos vá, aos poucos, dando lugar ao novo céu e à nova terra que Deus quer oferecer a todos.

sábado, 13 de junho de 2009

Santo Antônio

Neste dia, celebramos a memória do popular santo – doutor da Igreja – que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu à Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, até ser ordenado sacerdote. Não encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligência e memória formidáveis, acompanhadas por grande zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família dos Franciscanos, que não só o encantou pelo testemunho de mártires em Marrocos, como também o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus com todas as forças.

Ao ir para Marrocos, Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do "Pobre de Assis", o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as Ciências, que não atrapalhassem os irmãos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, além de auxiliar no combate à Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família Francisca através da ocupação de altos cargos de serviço na Ordem, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Antes de falarmos de uma pessoa, precisamos conhecê-la verdadeiramente

“Provai e vede como o Senhor é bom”(Sl 33).

Nós só podemos falar de alguém com propriedade, quando fazemos uma experiência verdadeira com a pessoa, do contrário, não podemos falar dela somente por aquilo que ouvimos dizer.

“Provai e vede como o Senhor é bom”(Sl 33).

Com certeza você já ouviu muitos comentários a respeito de Jesus, mas talvez ainda não abriu o seu coração para conhecê-Lo como de fato Ele é. Qual é o dia oportuno para fazermos esta experiência? Hoje é o dia da graça, basta abrirmos o coração.

Jesus, nós queremos hoje provar a Sua bondade ao longo de todo este dia.

Luzia Santiago

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

“Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.”
(João 6,56-57)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O que a oração não resolve?

A oração jamais realizará aquilo que é o nosso dever! Muitas pessoas estão paradas em seus problemas e dores, porque esperam tudo de Deus.

Entretanto, quanto ao que nos cabe fazer, a oração sempre nos dará força para que consigamos realizá-lo. Porém, a realização dependerá somente de nós!

Compreenda e mude! Ainda dá tempo!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Bem-Aventurado José de Anchieta

Nascido nas Ilhas Canárias, pertencente a uma grande família de 12 irmãos, o santo de hoje viveu no século XVI. Por motivos de estudo, foi enviado para Coimbra – Portugal, local onde teve o primeiro contato com a Companhia de Jesus e com o testemunho de São Francisco Xavier.

Muitas coisas o levaram a discernir seu chamado à vida religiosa, e aos 17 anos diante de uma imagem de Nossa Senhora, ele fazia o seu compromisso de abandonar tudo e servir a Deus.

Anchieta entrou na Companhia de Jesus em 1551, fez um noviciado exigente, e mesmo com a saúde frágil fez os seus votos de Castidade, Pobreza e obediência, em 1553. Neste mesmo ano, foi enviado para o Brasil, e chegando na Terra de Santa Cruz, ele pôde evangelizar.

Ainda não era sacerdote. Estudava Filosofia, Teologia, e sempre evangelizando, dando aulas, indo ao encontro dos indígenas. Respeitava a cultura do povo, conheceu a língua Tupi-Guarani para melhor evangelizar.

Fiel a santa doutrina, a sua congregação e acima de tudo, fiel ao Espirito Santo.

Esteve em diversos lugares do Brasil, como São Paulo, Rio de janeiro, Espirito Santo, Bahia e etc. Se consumia na missão.

José de Anchieta é um modelo para todos os tempos, para uma nova evangelização no poder do Espirito Santo e com profundo respeito a quem nos acolhe, a quem é chamado também a ser inteiro de Jesus.

Bem-Aventurado José de Anchieta, rogai por nós!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Por que sempre devo dar o primeiro passo?

Quem mais amar, sempre dará o primeiro passo! Na verdade, esquecemos que o Evangelho orienta que o passo deve ser dado por quem percebe que alguém tem uma queixa contra ele.

Nestes momentos, só a força do Amor é capaz de fazer alguém sair do lugar sem esperar por ninguém.

É por isso que dará o primeiro passo quem souber o que é o Amor. Não precisará ter feito uma grande experiência de Amor; bastará saber "do que ele é feito" e abandonar as definições pessoais que quase sempre estragam tudo, pois deformam o amor, como, na verdade, ele – continuamente – é: oferta de si!

Será que você consegue dar o primeiro passo?

Ricardo Sá

domingo, 7 de junho de 2009

03/06/2009 - Solenidade da Santíssima Trindade

Solenidade da Santíssima Trindade
"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Divino
ao Deus que é, que era e que vem, pelos séculos. Amém."


A Solenidade que hoje celebramos não é um convite para decifrar o mistério que se esconde por detrás de “um Deus em três pessoas”; é um convite para contemplar o Deus que é amor, que é família, que é comunidade e que criou os homens para os fazer comungar nesse mistério de amor.

Na primeira leitura,
Jahwéh revela-se como o Deus da relação, empenhado em estabelecer comunhão e familiaridade com o seu Povo. É um Deus que vem ao encontro dos homens, que lhes fala, que lhes indica caminhos seguros de liberdade e de vida, que está permanentemente atento aos problemas dos homens, que intervém no mundo para nos libertar de tudo aquilo que nos oprime e para nos oferecer perspectivas de vida plena e verdadeira.


A segunda leitura
confirma a mensagem da primeira: o Deus em quem acreditamos não é um Deus distante e inacessível, que se demitiu do seu papel de Criador e que assiste com indiferença e impassibilidade aos dramas dos homens; mas é um Deus que acompanha com paixão a caminhada da humanidade e que não desiste de oferecer aos homens a vida plena e definitiva.


No Evangelho,
Jesus dá a entender que ser seu discípulo é aceitar o convite para se vincular com a comunidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os discípulos de Jesus recebem a missão de testemunhar a sua proposta de vida no meio do mundo e são enviados a apresentar, a todos os homens e mulheres, sem exceção, o convite de Deus para integrar a comunidade trinitária.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Deus é como açúcar

Um certo dia um padre foi em uma escola falar de DEUS chegando lá perguntou se as crianças conheciam a Deus, e elas responderam que sim continuou a perguntar e elas disseram Deus é o nosso pai ele fez a terra o mar e tudo que esta nela, nos fez como filhos Dele.


E o padre se impressionou com a resposta dos alunos e foi mais longe:


- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?


A sala ficou toda em silêncio, mas Pedro um menino muito tímido levantou as mãozinhas e disse:


- Padre a minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nos, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica... sem sabor.


O padre sorriu, e disse:


- Muito bem Pedro, eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida - deu a benção e foi embora da escola surpreso com a resposta daquela criança.


Jesus quer tornar a nossa vida muito abençoada, para que isso aconteça é necessário deixarmos que Deus faça Milagres e uma grande transformação em nosso coração.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Já experimentou fazer silêncio?

Em diversas circunstâncias eu continuo aprendendo que o silêncio é como uma vassoura capaz de varrer mentiras, contratempos, insinuações e uma série de 'sujeiras' desta espécie e que costumam 'empoeirar' nossas vidas.

Se a situação que você está vivendo estiver muito difícil, experimente não falar mais sobre esse assunto.
É que muita gente ainda não entendeu que silenciar, assim como falar, também é dom de Deus. Quem sabe controlar a boca, controla tudo mais.

Ricardo Sá!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Falemos somente o que edifica; do contrário, silenciemo-nos

Vamos, hoje, partilhar e narrar as maravilhas de Deus na nossa vida e no ambiente onde vivemos? Nós precisamos anunciar as boas notícias e a verdadeira Boa Nova. Atualmente, há uma tendência a noticiar, com grande ênfase, as más notícias, as tragédias e as misérias humanas até ficarmos contaminados por esta mentalidade.

Há pessoas que se alegram e se sentem mais animadas com as más notícias do que com as coisas boas. Renunciemos a toda onda de negativismo.

Vamos comunicar alegremente a vida nova e a boa notícia? Fiquemos atentos, policiemo-nos para proclamarmos somente as maravilhas de Deus. Façamos um trato conosco e com as pessoas: se não tivermos nada de bom para falar, algo que edifique os nossos irmãos e a nós mesmos, fiquemos em silêncio.

Peçamos, hoje, ao Arcanjo São Gabriel que nos anuncie, hoje, uma boa notícia e nos ajude a sermos anunciadores e comunicadores da Boa Nova: “Hoje, vos nasceu na cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11).

Jesus, ensina-nos a ser anunciadores da boa notícia.

Luzia Santiago

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Como descobrir a melhor solução?

Santa Faustina, em seu supercurioso Diário, indica que o Amor dará sempre a indicação do que é melhor ser feito, dito, resolvido e assim por diante. Sem pestanejar ela nos orienta "pergunte ao Amor" quando nos vemos em grandes e pequenas dúvidas e decisões.

Assim aprendo, cada vez mais, que os caminhos para a santidade, felicidade, eternidade, simplicidade e para tantos outros tesouros, passam pelo coração dos simples. Não vamos nos esquecer de "perguntar ao Amor" o que fazer. Combinado?

Ricardo Sá