domingo, 17 de agosto de 2008

Liturgia 17/08/2008

Festa da Assunção de Nossa Senhora
Maria foi elevada ao Céu;
alegra-se a multidão dos Anjos

A Solenidade de hoje, a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, inscreve-se dentro da profunda e ininterrupta tradição da Igreja no amor a Maria e na compreensão do Seu papel na Salvação. Para que tal ficasse definitivamente seguro a Igreja declarou, por Pio XII e o episcopado, a definição dogmática da Assunção de Nossa Senhora
. É a confirmação do grito da vida que precede qualquer lei ou definição.

Bendita és tu, Maria! Hoje, Jesus ressuscitado acolhe a sua mãe na glória do céu… Hoje, Jesus vivo, glorificado à direita do Pai, põe sobre a cabeça da sua mãe a coroa de doze estrelas…


Primeira leitura:
Maria, imagem da Igreja. Como Maria, a Igreja gera na dor um mudo novo. E como Maria, participa na vitória de Cristo sobre o Mal.


Salmo:
Bendita és tu, Virgem Maria! A esposa do rei é Maria. Ela tem os favores de Deus e está associada para sempre à glória do seu Filho.


Segunda leitura: Maria, nova Eva. Novo Adão, Jesus faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de esperança para todos os homens.


Evangelho:
Maria, Mãe dos crentes. Cheia do Espírito Santo, Maria, a primeira, encontra as palavras da fé e da esperança: doravante todas as gerações a chamarão bem-aventurada!

Nenhum comentário: