quinta-feira, 2 de julho de 2009

Tudo com amor

Num pequeno casebre morava um homem, cuja idade já estava pesando. Mas, sua bondade e determinação eram tão grandes, que ele abraçava com jovialidade os anos que vinha carregando. Este bom velhinho era um verdadeiro mestre em fazer pães. Todos os finais de semana, ele acordava bem cedo, fazia suas orações, tomava seu café, e dizia: vou fazer mais pães hoje! Tenho certeza que ficarão, mais bonitos e mais gostosos que os da semana passada!

Depois de tudo pronto o bom velhinho, com um cesto enorme e uma toalha branquinha, saia para entregar toda sua encomenda. Morava, porém, ali na cidade uma senhora já idosa que tudo queria fazer. Perguntou, então, ao bom senhor:

- O senhor me dá a receita desse pão?

- Com todo prazer!

– E assim o fez, dizendo a ela: Faça como eu!

Entregou toda a encomenda e voltou satisfeito, para sua pequena casinha. Passaram-se os dias e ele se depara com aquela senhora, que irritada lhe diz:

- O senhor me ensinou errado! Os pães não cresceram, não ficaram assados e sim pesados como um tijolo! E os ingredientes que eu usei custaram dinheiro. Perdi tudo, até o lucro que imaginei ter, foi por água abaixo.

E o senhor lhe perguntou:

- O que a senhora usou para fazer os pães?

- O que usei? Farinha, ovos, leite, fermento, açúcar...só isso!

- Só isso!

– Respondeu o velhinho.

- Ah! E o sal também, disse a senhora.

- É está tudo certo, mas o principal a senhora não colocou...

- Principal? Mas foi só isso que o senhor me disse! Então o senhor não me falou tudo.

- Sim, eu disse! – respondeu o velhinho.

- Não adianta pôr tudo na massa, se você não a fizer com amor, com carinho e dedicação! Porque o amor faz crescer, a dedicação é o sabor e o carinho é ver nos olhinhos de quem recebe os pães com satisfação o que se fez com amor!

Moral da história: Tudo o que você fizer, faça com amor.

Nenhum comentário: