quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Convivência

Conviver é trocar experiência

Somos todos socializados: em casa, no colégio, no trabalho, no clube, no bairro e na cidade vivemos com outras pessoas, “con-vivemos”. O homem é um animal social; socialização é o permanente aprendizado das relações que os homens estabelecem entre si, e com o tempo, ela acaba definindo perfis humanos de caráter coletivo, como a comunidade em que se vive, os hábitos, a religião, a ideologia que aceitou… Vivemos em tensão por sermos indivíduos e sociedade ao mesmo tempo. Indivíduo e sociedade são fenômenos que se integram, pois a vida humana é convivência.
Convivência é “con-viver”, ou seja, “viver junto”, trocar experiências. Dependemos da natureza para sobreviver e da sociedade para nos desenvolver. Temos dificuldade de viver sozinhos. Afinal, somos seres dependentes e associativos, por isso, desenvolvemos formas duradouras e significativas para abrigar nossa convivência.
O remédio é: “deixar-se moldar”. Se permitirmos – de modo cristão – que nossos irmãos sejam eles mesmos, essas influências recíprocas (minha e dele) tornam a convivência uma arte, a arte de bem viver! Fácil, não? Não!!! Exige-se de cada indivíduo, a força de consagração, o Carisma, e a vivência experienciada do primeiro mandamento: amar a Deus com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças (cf. Dt 6, 4) e ao próximo como a si mesmo. Aí acontece a sadia convivência e você é feliz!
Não é fácil! É maravilhoso!
Deus abençoe!

Nenhum comentário: