sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Dia da Biblia Sagrada...

Neste ano de 2007 o Dia da Bíblia é comemorado no próximo domingo dia 30 de setembro.
Quando alguém se dispõe a ler um livro, a primeira atitude racional é se inteirar sobre o assunto em pauta, os objetivos e o valor cultural de seu autor. O tema abordado direciona o escritor, os fins dimensionam métodos e a capacidade intelectual de quem escreve é decisiva para que o conteúdo seja tratado com propriedade. Uma mesma matéria pode ser ventilada sob formas variadas, dependendo do canal de transmissão selecionado pelo comunicador. Assim, são diversos os elementos a serem observados para uma análise textual. Ora, se isto se aplica a qualquer obra com mais razão ainda à Bíblia.
Com efeito os livros que compõem a Escritura Sagrada foram elaborados em várias épocas, por pessoas diferentes. Sua leitura requer o mínimo de informações preliminares. Para os que aceitam a revelação, seu autor principal é Deus que se manifesta aos homens. Cumpre observar que “este plano de revelação se concretiza através de acontecimentos e palavras intimamente conexas entre si, de modo que as obras realizadas por Deus na História da Salvação ostentam e corroboram os ensinamentos e as realidades significadas pelas palavras”. A verdade divina chega por intermédio do homem e os muitos meios de comunicação de uma mensagem são utilizados.
Há partes históricas, proféticas, didáticas. É o recado do Onipotente que deve ser captado, meditado, aprofundado e vivido por aquele que tem fé. Por vezes, o hagiógrafo se expressa de forma simples, natural ou metafórica. Quem não vai além do recurso semântico ou da linguagem literária não pode pinçar o discurso do Criador. É, então, levado, ingenuamente, a comparar certos excertos bíblicos com a história da carochinha. É o que acontece com quem não tem fé. Outros , sem crença alguma, podem até se maravilhar com páginas encantadoras deste livro maravilhoso, mas sem tirar proveito espiritual...
Felizes os que a compreendem e vivem em plenitude os seus sábios ensinamentos!

Fonte: C.N.

Nenhum comentário: