quinta-feira, 1 de maio de 2008

Multiplicando as sementes

“... já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-se com teu senhor”. ( Mateus 25,23)

Um rei tinha três filhos. Seu dilema era escolher o herdeiro do trono. Não havia uma maneira de decidir: os três príncipes eram igualmente inteligentes e corajosos, além disso, eram trigêmeos, portanto, o critério de idade também não serviria. Assim, o rei foi até um sábio que lhe deu uma idéia: Chamou os três rapazes e os avisou que partiria por uns dois ou três anos, deixando com cada um uma sacola de sementes:

- Quando eu voltar vocês terão que me devolver essas sementes. Aquele que melhor as proteger será meu herdeiro. E partiu.

Quando regressou, o rei se dirigiu ao primeiro filho:

- Onde estão as sementes que lhe dei?
- perguntou

O filho o levou até o cofre onde as havia guardado, pois considerou que lá estariam intactas, tal qual as havia recebido. Mas quando abriu o cofre, vocês podem imaginar, as sementes estavam podres, mofadas e mortas.

O rei voltou-se para o segundo filho que quando o pai partiu, vendeu as sementes no mercado, e mais tarde destrocou as moedas de ouro que recebeu, por outras sementes de melhor qualidade. O rei reagiu:

- Sua idéia foi melhor que a do seu irmão, mas... essas não são as mesmas sementes e você ainda não é tão capaz como gostaria que fosse.

Já o terceiro filho levou seu pai até um lindo jardim. Havia flores de todos os tipos, de todas as cores, de todos os perfumes...
Crisântemos, papoulas, lírios, rosas...

- Pai essas são as sementes que você me deu, logo que estiverem no ponto eu as colherei e as devolverei a você - disse o príncipe.

O rei então declarou:

- Você será meu sucessor. Essa é a melhor maneira de agir com as sementes, que não podem ser armazenadas. Devem se transformar em frutos e flores, o símbolo do amor. Com o amor você saberá reinar. O amor é como a flores: quando começa a florescer você precisa oferecê-lo; quanto mais você der mais ele crescerá; se continuar dando, dia virá em que você se tornará uma constante e infinita fonte de amor como deveria ser na família e na sociedade.

O mesmo devemos fazer com a semente do Amor de Jesus, a partir do momento que Deus confia a missão no resgate de corações para Ele, não devemos reter a Graça, mas sim fazer com que a semente germine na vida de quem precisa...

Nenhum comentário: