sexta-feira, 20 de junho de 2008

Acreditar sem ver

Homem de fé é aquele que não vê e mesmo assim não desiste

Deus não decepciona aquele que busca e espera n’Ele. É belíssima a passagem de quando Moisés é levado pelo movimento das águas e é encontrado pela filha do faraó. Para o povo sair da escravidão, o mar precisou se abrir. O povo, diante da impossibilidade de vencer as águas, se volta contra o profeta e lhe pergunta por que ele os retirara do Egito, se eles não têm como ultrapassar o mar. Diante do questionamento dele, o Senhor lhe diz apenas uma frase: "Diga ao povo que caminhe". Deus não lhe proferiu uma frase que garantisse o milagre, mas que requeria fé.

A expressão de Deus não é uma expressão que facilita a vida, mas que encoraja. O Senhor não facilita, pois quem facilita corre o risco de infantilizar o facilitado e Ele não nos quer infantis na fé. Deus nos quer amadurecidos, prontos para dar o primeiro passo. Fé é saber acreditar quando tudo está ao contrário. Homem de fé não é aquele que vê. É o que não vê e mesmo assim não desiste.

Na experiência do povo de Israel, diante de um povo que o [Moisés] quer matar, Deus não facilita para ele, mas requer sua fé. O povo queria uma reposta mágica, mas Deus dá uma ordem que encoraja, que faz crescer dentro deles a lembrança que aquele Deus que caminhou com eles não os deixará na mão. Nós não sabemos como será, mas não desistimos do que esperamos. Quando tudo indicava que a morte iria chegar, com os pés na água, seguindo a ordem do Senhor, o milagre aconteceu.

Por um lado, eles estavam imobilizados pelo mar que podia afogá-los; por outro, pelo exército que poderia matá-los. Aquele povo estava emparedado. Ser homem e mulher de fé é você viver uma única alternativa: aquela de não poder recuar. É como diz Santo Agostinho: "Deus só nos pede aquilo que Ele já nos deu. Tudo está em nós sob forma de dom".

A experiência da fé nos movimenta para sermos o que realmente somos. Você não tem outro destino, a não ser a santidade; da mesma forma que o povo de Israel não tinha outra opção a não ser a libertação. Ninguém emagrece fazendo novena. Ou nós nos disciplinamos ou não vamos emagrecer!

O que faz um homem ser de fé é a resposta que dá diante da insegurança. Isso é Cristianismo. Não é uma postura angelical, é uma forma de se tornar guerreiro, soldado. Coragem! Vitória é o que Deus quer celebrar na nossa vida por meio da fé.

Pe. Fabio de Melo

3 comentários:

Anônimo disse...

Forte Abraço!

Anônimo disse...

Qdo li esse texto, me lembrei de diversas pessoas q conheço, e a me coloco entre elas. As frases q se encontram em negrito, foram de grande importância e me fizeram refletir bastante sobre o q é a fé.
Deus, mas do q qualquer outra pessoa, quer o melhor para todos nós. Ele nos prova a cada dia, e nos pede respostas, através das atitudes.
Saibamos nós, aproveitar td o q vem do Senhor.
Abração!

Anônimo disse...

É por meio de tribulações ou decições q temos q tomar, q a nossa fé é testada. Mas será q a nossa fé forte o suficiente p nos dar forças p estarmos enfrentando essas tribulações?
É mto dificil crer no q não podemos enxegar, entretanto é nesse desafio q se encontra a nossa fé. É cre q mesmo qnd tudo pode parecer perdido, terá uma solução. Uma solução q somente o Deus do impossivel poderá nos dar. Uma solução q nem sempre é na hora q vc acha q mais necessita, e sim qnd o Pai acha q vc irar precisar mais. O nosso tempo queridos é totalmente distindo do tempo do nosso Pai. E como é dificil ter a paciência p saber esperar o tempo d Deus. Somente crendo no q não podemos ver....isso irmãos é ter fé.
Agora basta fazermos um exame d conciência para saber ate ond vai a minha fé?

Bejinhus.......